Mulheres protestam em frente ao Palácio da Justiça no RS


Da Página do MST

As cerca de 1.000 mulheres da Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Levante da Juventude e Intersindical protestam, neste momento, em frente ao Plácio da Justiça, na Praça da Matriz.


Da Página do MST

As cerca de 1.000 mulheres da Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Levante da Juventude e Intersindical protestam, neste momento, em frente ao Plácio da Justiça, na Praça da Matriz.

Elas saíram em marcha do Mercado Público de Porto Alegre até o local. Integrantes vestidas de preto estão paradas em frente ao prédio, em silêncio, para lembrar que as mulheres têm sido silenciadas por várias formas de violência (como a física e as condições de pobreza) e nem mesmo têm voz na definição dos rumos do nosso país.

Leia também
Mulheres camponesas fazem protesto na Braskem no RS
Mulheres trabalhadoras em luta do Rio Grande do Sul lançam manifesto

A manifestação das mulheres dos movimentos sociais urbanos e do campo iniciaram logo cedo da manhã desta terça-feira (01/03), com a ocupação do pátio da empresa Braskem, do grupo Odebrecht, no Pólo Petroquímico de Triunfo, região metropolitana de Porto Alegre.

As manifestantes chegaram no local por volta das 8h e permaneceram até o meio-dia. o objetivo da ação foi desmistificar os benefícios do plástico verde (que embora produzido à base de cana-de-açúcar é tão nocivo e poluidor quanto o plástico fabricado à base de petróleo) e denunciar os impactos sociais, econômicos e ambientais da iniciativa de expansão da monocultura da cana-de-açúcar no estado a fim de ter matéria-prima para o produto da Braskem.

Mobilização na Região Norte

Cerca de 500 mulheres da Via Campesina, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e do Movimento Popular Urbano (MPU) realizam uma manifestação pública no centro de Passo Fundo, no Norte gaúcho.

Na parte da manhã, realizaram atividades de formação no Seminário Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, elas debatem com a sociedade temas relacionados à violência contra a mulher e à utilização de agrotóxicos na produção, contaminando os alimentos, o ar, a água e o conjunto do meio ambiente.

As manifestações em Porto Alegre e em Passo Fundo integram a jornada nacional de luta das mulheres referente ao 08 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. Protestos e atividades também acontecem em outros estados, entre eles na Bahia e em Sergipe.