Com ocupação do Ministério da Fazenda e ações em 20 estados, Via Campesina consegue conquistas
Em continuidade a Jornada Estadual da Educação, o MST realizou nesta terça (17) duas novas ocupações na BA. Foram ocupadas as prefeituras do município de Barra do Choça e em Iguaí.
Cerca de 200 familias ocuparam, nesta terça-feira (13/4), uma fazenda em Curitibanos, na região serrana de Santa Catarina.
Cerca de 350 crianças dos assentamentos e acampamentos da região oeste de Santa Catarina participam, nesta terça-feira (13/10), da Jornada Nacional de Lutas dos Sem Terrinha.
Mais de cem crianças de assentamentos e acampamentos realizam uma Mística no assentamento Rendeiras (Girau do Ponciano) para lembrar a importância do Meio Ambiente
Teve início nesta quarta-feira (7/9), em Vitória, o 7º Encontro Estadual dos Sem Terrinha do Espírito Santo, com a participação de 300 crianças vindas de vários assentamentos e acampamentos do estado.
O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social saúda a realização do Acampamento Nacional do MST e as primeiras conquistas decorrentes desta mobilização. A reunião dos cerca de 3.000 trabalhadores e trabalhadoras sem terra em Brasília neste agosto de 2009 gerou alguns importantes compromissos por parte do governo federal – que, em nossa expectativa, devem ser efetivados e inclusive ampliados.
Nesta quinta-feira (27/8), a Marcha Estadual Contra a Crise: Reforma Agrária Já, que já passou por vários municípios da Paraíba para discutir a importância da Reforma Agrária no contexto da crise econômica, parte de Guarabira rumo a Mari, na Zona da Mata. De lá, a caminhada continua até João Pessoa, onde deve chegar na próxima terça (1/9).
Sob o sol e a chuva, no dia 24/08, após cinco horas de caminhada, os 200 trabalhadores e trabalhadoras da Via Campesina e Assembleia Popular chegaram ao município de Guarabira, cidade-pólo do Brejo paraibano, percorridos mais de 15 km a partir de Alagoinha. A Marcha Estadual da Paraíba já percorreu oito municípios, totalizando 90 km.
Os três mil integrantes do Acampamento Nacional pela Reforma Agrária partem de Brasília para seus estados de origem, onde estão acampados e assentados na luta por um novo modelo agrícola. Após a audiência com o governo federal, os trabalhadores Sem Terra decidiram encerrar o acampamento.
