A Fundação Nacional do Índio (Funai) está propondo uma parceria com as empresas Energia Sustentável do Brasil e Santo Antonio Energia S/A, para aumentar a equipe da frente de Guaporé.
Cerca de 30 mil indígenas e camponeses da Amazônia equatoriana movem processo contra a petroleira Chevron-Texaco. Estão em questão uma das maiores tragédias ambientais do século 20 e uma indenização de 27 bilhões de dólares.
Moradores do município paraense de Prainha que estavam acampados às margens do rio Uruará sofreram um atentado no último domingo (3/1). Eles protestam desde novembro contra a retirada ilegal de madeira.
Um jovem de 15 anos morreu no contexto da luta pela terra Kurusu Ambá na última quarta-feira (16/12). Este é o quarto assassinato contra a comunidade em dois anos.
Os Sem Terra que participam do 24º Encontro Estadual do MST do Mato Grosso do Sul denunciam as inverdades que envolvem o duro processo de demarcação das terras indígenas no estado.
Kaiowá Guarani continuam mobilizados contra a violência de fazendeiros do Mato Grosso do Sul, onde há pouco mais de um mês foram assassinados dois professores indígenas.
No dia 1º/12, o Ministério Público Federal realiza uma audiência pública para debater os impactos socioambientais da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Os professores Rolindo Verá e Genivaldo Verá continuam desaparecidos desde que tentaram ocupar a fazenda São Luiz, no município de Paranhos (MS). Indígenas acreditam que o dono da fazenda, Firmino Escobar, foi o mandante do crime.
Dois professores estão desaparecidos desde a madrugada do último sábado (dia 31) depois que um grupo de pistoleiros expulsou a tiros 25 pessoas da Fazenda Triunfo, fronteira com Paraguai.
Na última quinta-feira (29/10), pistoleiros atacaram um comunidade Guarani no município de Paranhos (MS). Segundo o cacique Irineu Verá, os indígenas foram agredidos com armas, balas de borracha e socos. Dois professores, Olindo e Genivaldo, estão desaparecidos até hoje.
