Com ocupação do Ministério da Fazenda e ações em 20 estados, Via Campesina consegue conquistas
A avaliação é do jornalista gaúcho Felipe Milanez, autor das principais reportagens sobre o assassinato do casal de extrativistas que viviam em conflito com madeireiros.
Os estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia são os que registram maior incidência dos conflitos e de violação de direitos no campo.
Para o dr. Ubiratan Cazetta, procurador-chefe da Procuradoria da República no Pará, "não tem estrutura que possa atender aos diversos problemas sociais" do sul do Estado.
Mais um episódio da guerra no campo. Assim Dom Pedro Casaldáliga, que ganhou notoriedade ao denunciar brutalidades na ditadura militar, define assassinatos na semana passada.
Aos 59 anos, o padre Ricardo Rezende é porta-voz das vítimas dos conflitos fundiários no Pará. Viveu 20 anos em terras sem lei, 18 deles marcado para morrer.
Leia entrevista com o Frei Jean Marie Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que coordena a Campanha contra o Trabalho Escravo.
Horácio Martins de Carvalho avalia que o parecer que impõe limites para a compra de terras por estrangeiros é uma medida salutar, mas insuficiente para garantir a soberania nacional.
Onyx Lorenzoni perdeu o prazo para prorrogar a CPMI. "Ele tirou nota zero", afirma o deputado Paulo Teixeira.
Leia entrevista do Blog da Reforma Agrária com o deputado federal Ivan Valente sobre a CPMI da Reforma Agrária.
Leia entrevista com o relator da CPMI contra a Reforma Agrária, deputado federal Jilmar Tatto, que concluiu nas investigações que não há desvio de dinheiro público para a ocupação de terra.
