Educadora Nita Freire ganha Prêmio Jabuti 2007

A educadora Ana Maria Araújo Freire ganhou o Prêmio Jabuti 2007, categoria biografia, o mais importante da literatura brasileira, pela sua obra Paulo Freire: uma história de vida. O livro conta a história de um dos maiores educadores e filósofos da educação no Brasil, o pernambucano Paulo Freire.

Essa é a segunda vez consecutiva que Ana Maria recebe o prêmio. Em 2006 ela foi contemplada, como organizadora, ao lado do marido, na categoria educação, pelo livro dele Pedagogia da tolerância, publicado pela editora Unesp. A divulgação dos ganhadores de 2007 foi feita no último dia 21.

Ana Maria, ou como prefere ser citada, Nita Freire é educadora, mestra e doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cidade onde reside há cerca de 50 anos, é pernambucana do Recife. Aqui, ainda muito jovem, conheceu Paulo Freire, quando este estudava e lecionava no Colégio Oswaldo Cruz, de propriedade do pai da autora, o professor Aluízio Pessoa de Araújo. Da amizade na juventude surgiu o amor quando se reencontraram, na década de 1980. Já viúvos, casaram-se e viveram juntos até a morte dele, em 1997.

“Paulo Freire – Uma História de Vida”, publicado pela Editora Villa das Letras, é para a autora a realização de um compromisso com Paulo Freire “Diante de tantas coisas não verdadeiras que escrevem sobre ele, decidi mostrar o verdadeiro Paulo”. O livro é definido pela própria autora como um texto de referência sobre a vida e a obra de do pensador, sendo assim ponto de partida para estudos ainda mais aprofundados sobre o tema.