[Skip Header and Navigation] [Jump to Main Content]
Início

  • Início
  • O MST
    • Quem Somos
    • Nossas bandeiras
    • Organização
    • Linhas políticas
    • Poemas e Poesias
    • Notas oficiais
    • Lutadores e Lutadoras do Povo
  • Nossa Produção
  • Biblioteca
    • Agricultura camponesa
    • Agronegócio
    • Educação, Cultura e Comunicação
    • Lutas e mobilizações
    • Internacional
    • Meio Ambiente
    • Projeto Popular
    • Reforma Agrária
    • Transgênicos
    • Violência e criminalização
  • Vídeos
  • Especiais
  • Mural
  • Eu apóio o MST
  • Loja da Reforma Agrária
  • Indicamos
  • Fale Conosco
  • RSS

Especial

Ago - 2010
39

Buscar

Revista

Fev/Mar - 2010
54

Jornal

Jul/Ago - 2010
305

Informativo Letra Viva

Cadastre-se para receber o boletim
Leia a edição:

Participe da luta pela reforma agrária

Início » Especiais e Campanhas » Jornada de Lutas das Mulheres Sem Terra 2008

Agricultoras feridas no RS denunciam violência a ministro

Na manhã desta quinta-feira (06/03), trabalhadoras da Via Campesina entregam denúncia ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, sobre as atrocidades cometidas na última terça-feira (04/03) pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul durante o despejo de 900 trabalhadoras rurais da Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul, de área ilegal da empresa Stora Enso. A audiência acontece a partir das 9h30, no Ministério da Justiça, em Brasília.

Durante a ação policial, cerca de 50 camponesas foram feridas por balas de borrachas e estilhaços de bombas, além de sofrerem agressões físicas pela Brigada Militar, sob ordens da Governadora Yeda Crusius e dos Comandantes Binsel e Paulo Mendes. Junto com o documento-denúncia, as trabalhadoras rurais entregarão um CD com fotos das mulheres agredidas.

Às 15h, a denúncia também será entregue ao Secretário Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi.

Mobilizações continuam

As trabalhadoras rurais organizadas pela Via Campesina mantêm as mobilizações na manhã de hoje. Em Encruzilhada do Sul, a Fazenda Bota, da Aracruz Celulose, é o destino das 600 camponesas que estão acampadas desde o dia 04/03 no município. As agricultoras denunciam os prejuízos ambientais do plantio de pinus e eucaliptos e a violação de direitos trabalhistas dos trabalhadores que atuam no corte da madeira.

Cerca de 250 mulheres da Via Campesina realizam caminhada em direção à Superintendência Regional da Polícia Federal (Av. Ipiranga, 1365), em Porto Alegre (RS). As mulheres cobram informações sobre a investigação da compra ilegal de terra na Faixa de Fronteira pela empresa de celulose Stora Enso.

Em Santana do Livramento, as 900 trabalhadoras rurais deixaram o Ginásio municipal e seguem em caminhada à Praça Binacional, na fronteira com Rivera, onde realizarão um ato político.

‹ Acampamento no campus da UFPA discute igualdade de gênero acima Amigos dos Sem Terra na Finlândia fazem protesto contra Stora Enso ›
  • Versão para impressão

Amigos do MST no exterior:


Expediente

Parceiros

[Jump to Top] [Jump to Main Content]