[Skip Header and Navigation] [Jump to Main Content]
Início

  • Início
  • Sobre o MST
    • Linhas políticas
    • Nossas lutas
    • Quem Somos
    • Organização
    • Poemas e Poesias
    • Lutadores e Lutadoras do Povo
    • Notas do Movimento
  • Nossa Produção
  • Biblioteca
    • Acampamento e Assentamento
    • Agricultura
    • Agrocombustíveis
    • Amazônia e Meio Ambiente
    • Educação, Cultura e Comunicação
    • Monoculturas
    • Transgênicos
    • Violência
    • Projeto Popular
  • Audiovisual
  • Especiais
  • Mural
  • Loja da Reforma Agrária
  • Indicamos
  • Fale Conosco
  • RSS

Buscar

Revista

Fev/Mar - 2010
54

Jornal

Mar - 2010
301

Informativo Letra Viva

Cadastre-se para receber o boletim
Leia a edição:

Na luta comemoramos os 100 anos do 8 de março

Início » Especiais e Campanhas » Campanha Nacional pela Anulação do Leilão da Vale do Rio Doce - A VALE É NOSSA!

Campanha A Vale é Nossa (Informativo n° 1)

A campanha A Vale é Nossa, pela nulidade do leilão da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), chega a um momento decisivo. Falta pouco mais de um mês para a primeira semana de setembro (1º a 7, podendo estender até o dia 9), data quando será realizado o Plebiscito Popular que irá debater com a população sobre o destino da segunda maior mineradora do mundo.

Neste momento, contamos com um dado importante. Uma pesquisa, encomendada pelo DEM (antigo PFL) – acreditem – revelou que 50,3% dos brasileiros estão a favor da retomada da Vale pelo governo brasileiro! Apenas 28,2% são contra a medida. E 21,5% disseram não saber responder. Sabemos que, juridicamente, de acordo com a Lei de Ação Popular, esta possibilidade existe, depende de uma atitude do Executivo.

O plebiscito popular sobre a Vale é a pauta unificadora de diferentes forças de esquerda, somadas a indivíduos, organizações e entidades das mais diversas que tem como pauta principal a defesa da soberania do Brasil. É a prioridade dos movimentos sociais no segundo semestre de 2007. Mais de 62 organizações, entidades e sindicatos aderiram à campanha. Agora, todos os estados do país possuem ao menos um comitê estadual, comitês locais, regionais e setoriais.

Cursos de Formação

Durante os meses de junho/julho estão sendo priorizados os processos formativos, com os cursos de formação. Esta formação conta com inúmeros materiais, dentre eles a cartilha, cartazes, jornais e um DVD. O vídeo da campanha está concluído e a idéia é distribuí-lo nos estados. Está disponível também nos seguintes endereços:

Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=LM6oph1muCI

Parte 2: http://br.youtube.com/watch?v=qBEK1Wup0dw

Parte 3: http://br.youtube.com/watch?v=GfwlYZeVjF4&mode=related&search=

Os cursos de formação têm como desafio atingir o maior número possível de formadores/multiplicadores (1000 lideranças em cada estado). Divulgue o conteúdo da campanha, do plebiscito no maior número de meios de comunicação, como jornais, boletins, páginas de internet das organizações, para assim massificar a campanha. O material está disponível na página www.avaleenossa.org.br.

Como organizar o Plebiscito

Cada pessoa que tiver possibilidade de realizar os debates sobre o tema poderá organizar urnas de votação durante a Semana da Pátria – 1º a 7 de setembro). As urnas podem ser montadas em sindicatos, fábricas, escolas, associações de moradores, praças, igrejas nos diversos espaços de grande circulação de pessoas. Cada estado tem autonomia para organizar o plebiscito, bem como o trabalho de conscientização junto à população e os atos de rua. Nos últimos dias, o trabalho de formação tem repercutido e muitas pessoas têm manifestado a sua indignação contra a venda da companhia, desejando participar da campanha.

Então seguem algumas orientações para a organização do Plebiscito Popular: as urnas podem ser feitas até mesmo artesanalmente. Para uma pessoa participar (votar) do plebiscito, qualquer documento basta. Em breve a cédula com as perguntas do Plebiscito será disponibilizada na página da campanha e também distribuída para as organizações sociais que deverão reproduzi-las e distribuí-las aos locais de votação, juntamente com a lista de votação.

A recomendação é que os menores de 16 anos, crianças e adolescentes, votem em uma urna separada, assim como a contagem desta deve ser em separado. A entrega dos resultados do Plebiscito será definida posteriormente, possivelmente no mês de outubro (processo ainda a ser definido, com sugestão que seja durante a II Assembléia Popular, nos dias 22 a 25 de outubro em Brasilia). Assim que houver informações as mesas serão amplamente divulgadas. A entrega dos resultados será feita aos três poderes (Judiciário, Legislativo e Judiciário).

Você também pode participar:

Envie textos, artigos, notícias para o site no endereço: contato@avaleenossa.org.br

Dúvidas, informações, solicitação de material, escreva para: avaleenossa@yahoo.com.br

Página da Campanha: www.avaleenossa.org.br

AGENDA

Agosto
Jornada de trabalho de base e massificação da formação para o plebiscito
Dia 4 – realização de atos unificados para divulgar o plebiscito e a própria campanha em locais a ser definido conforme cada realidade.

Setembro
01 à 07 – Semana da Pátria e Plebiscito sobre a Vale
07 – Grito dos/as Excluídos/as e Plebiscito sobre a Vale
10 – Jornada Internacional Contra a OMC/ Transnacionais/Agronegócio

Outubro
12 – Grito dos Excluídos/as Continental
14 a 21 – Semana Global de Luta contra a Dívida
16 – Jornada contra as transnacionais e pela soberania alimentar
22 a 25 – Assembléia Popular Nacional: Mutirão por um Novo Brasil
2ª quinzena – Semana da Democratização da Comunicação

‹ Beth Carvalho participa de plebiscito popular “A Vale é Nossa” acima Como organizar o plebiscito ›
  • Versão para impressão

Amigos do MST no exterior:


Expediente

Parceiros

[Jump to Top] [Jump to Main Content]