[Skip Header and Navigation] [Jump to Main Content]
Início

  • Início
  • O MST
    • Quem Somos
    • Nossas bandeiras
    • Organização
    • Linhas políticas
    • Notas oficiais
    • Lutadores do povo
    • Poemas e Poesias
    • Letra Viva
    • Jornal Sem Terra
    • Revista Sem Terra
  • Nossa Produção
  • Biblioteca
    • Agricultura camponesa
    • Agronegócio
    • Direitos Humanos
    • Educação, Cultura e Comunicação
    • Lutas e mobilizações
    • Internacional
    • Meio Ambiente
    • Projeto Popular
    • Reforma Agrária
    • Transgênicos
  • Vídeos
  • Especiais
  • Mural
  • Eu apoio o MST
  • Loja da Reforma Agrária
  • Indicamos
  • Fale Conosco
  • Assine o Jornal Sem Terra
  • Expediente
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter

Especial

Informativo Letra Viva

Cadastre-se para receber o boletim

Veta tudo Dilma: em defesa do Código Florestal

Jornal


Grandes transformações no campo abrem a perspectiva do MST se reposicionar na luta de classes

Início

BASF e Embrapa licenciam nova soja tolerante a agrotóxico

18 de agosto de 2009

A empresa transnacional Basf e a estatal Embrapa anunciaram nesta quinta-feira (13/08), a assinatura do primeiro contrato de transferência de material para sua nova soja tolerante a agrotóxico para a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec). A parceria para o desenvolvimento da nova tecnologia foi firmada em agosto de 2007.

Com o novo acordo, a Coodetec poderá inserir o gene de tolerância a agrotóxicos em suas variedades de soja, por meio de técnicas de modificação genética.

A proposta de liberação comercial da soja geneticamente modificada tolerante a agrotóxicos aguarda aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A expectativa da parceria BASF, Embrapa e Coodetec é de que a variedade seja disponibilizada aos produtores brasileiros em 2011.

Empresa pública trabalhando para o privado

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma instituição pública brasileira vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cujos objetivos são a produção de conhecimento científico e desenvolvimento de técnicas de produção para a agricultura e a pecuária brasileira.

Atualmente, a pesquisa com transgênicos está entre as suas prioridades. O banco genético da área de Recursos Genéticos e Biotecnologia da empresa é hoje o maior do Brasil e conta com mais de 100 mil amostras de sementes de cerca de 400 espécies agrícolas.

No final de 2008, a Embrapa renovou um acordo de cooperação com a Monsanto - estabelecido em 2001- para a produção de outro tipo de soja transgênica resistente a pesticidas à base de glifosato.

Além da soja, a Embrapa amplia os estudos com feijão transgênico, que deve encaminhar para aprovação ainda neste ano na CTNBio. Desde 2006, os pesquisadores da Embrapa repetem pesquisas de campo com o feijão transgênico em Sete Lagoas (MG), Londrina (PR) e Santo Antônio de Goiás (GO), regiões de alta produção no país.

Não é de hoje que a política oficial de pesquisa desenvolvida pela Embrapa prioriza os interesses das grandes propriedades e do agronegócio.

Em meados do ano 2000, a Embrapa, os institutos estaduais de pesquisa em agropecuária e as universidades públicas enfrentaram uma crise ocasionada pelo modelo neoliberal de redução do Estado que se aprofundava. Na década anterior, o país vivenciou uma drástica redução das verbas públicas destinadas à pesquisa agropecuária e a inexistência de aumento salarial para os pesquisadores e professores. As conseqüências desse processo de sucateamento eram evidentes: perda de profissionais altamente qualificados, redução de pesquisas e busca de novos recursos (tecnológicos ou financeiros) pela cooperação com o setor privado.

A partir de então, a cooperação com o setor privado poderá significou, por meio de muitos contratos, a imposição do interesse de lucro das transnacionais sedentas por mercado brasileiro sobre o interesse público. Um dos primeiros contratos fechados pela empresa foi o acordo de cooperação com a Monsanto, que permite a introdução em variedades da Embrapa do processo patenteado de transgênese para a tolerância ao glifosato. A substância altamente tóxica é a matéria prima do carro-chefe de vendas da transnacional, o pesticida Roudup Ready.

  • Agrotóxico
  • Basf
  • Embrapa
  • Nacional
  • Soja
  • Transgênicos

Amigos do MST

                      

Parceiros

[Jump to Top] [Jump to Main Content]