[Skip Header and Navigation] [Jump to Main Content]
Início

  • Início
  • O MST
    • Quem Somos
    • Nossas bandeiras
    • Organização
    • Linhas políticas
    • Notas oficiais
    • Lutadores do povo
    • Poemas e Poesias
    • Letra Viva
    • Jornal Sem Terra
    • Revista Sem Terra
  • Nossa Produção
  • Biblioteca
    • Agricultura camponesa
    • Agronegócio
    • Direitos Humanos
    • Educação, Cultura e Comunicação
    • Lutas e mobilizações
    • Internacional
    • Meio Ambiente
    • Projeto Popular
    • Reforma Agrária
    • Transgênicos
  • Vídeos
  • Especiais
  • Mural
  • Eu apoio o MST
  • Loja da Reforma Agrária
  • Indicamos
  • Fale Conosco
  • Assine o Jornal Sem Terra
  • Expediente
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter

Especial

Informativo Letra Viva

Cadastre-se para receber o boletim

Veta tudo Dilma: em defesa do Código Florestal

Jornal


Grandes transformações no campo abrem a perspectiva do MST se reposicionar na luta de classes

Início » Especiais e Campanhas » Jornada pela Soberania Alimentar 2008

Trabalhadores protestam contra preço dos alimentos no RS

Trabalhadores urbanos e rurais realizam neste momento (16/10) protesto em frente ao Supermercado Nacional, da rede Wall-Mart, na Rua da República, no bairro da Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Os movimentos sociais e sindicais denunciam que grandes transnacionais como a Wall-Mart, Bunge e Cargill são responsáveis pelo aumento dos preços dos alimentos, através da especulação financeira. Nos últimos meses, estas empresas tem especulado nas bolsas de commoditties (alimentos padronizados como mercadoria), inflacionando o preço de produtos básicos como arroz e
feijão. Os preços dos principais grãos: trigo, milho, arroz e soja, em média duplicaram o preço (em dólar) no mercado internacional entre a safra de 2006 até hoje.

Além disso, o avanço do plantio de oleaginosas e cana-de-açúcar para produção de combustíveis, como etanol e biodiesel, tem substituído as plantações para alimentos, reduzindo a oferta e aumentando os preços.

Somente no estado de São Paulo, nos últimos dois anos, a cana-de-açúcar passou a ocupar, em média, 100 mil hectares que anteriormente eram destinados ao plantio de feijão.

Os movimentos exigem políticas de soberania alimentar, ou seja, que a produção agrícola do país seja voltada para alimentar a população e não para especulação ou para combustíveis. Entre as medidas para garantir a segurança e a soberania alimentar, estão o apoio à agricultura familiar e
ao mercado interno e a realização efetiva de reforma agrária.

Ainda pela manhã, os trabalhadores participam de um Seminário sobre a Crise dos Alimentos na Igreja da Pompéia, na região central, e à tarde da 13ª Marcha dos Sem.

->Confira também outras ações no Especial sobre o Dia Internacional de Luta pela Soberania Alimentar

‹ Seminário debate crise dos alimentos em Porto Alegre acima Trabalhadores protestam contra preço dos alimentos no RS ›
  • Versão para impressão

Amigos do MST

                      

Parceiros

[Jump to Top] [Jump to Main Content]