Desinformação

Página de direita solta fake news ao mostrar Lula supostamente exaltado em evento do MST

Os responsáveis pela circulação do vídeo associaram o ex-presidente a um suposto descontrole decorrente de um “fiasco”
Lula em evento do MST em Londrina (PR) no último sábado (19). Foto: Caroline Oliveira

Do Brasil de Fato

Está circulando nas redes sociais um vídeo no qual o pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece exaltado e gesticulando em um evento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Assentamento Eli Vive, a 50 quilômetros de Londrina (PR), no último sábado.

Os responsáveis pela circulação do vídeo, do canal Liberdade Direita, associam o ex-presidente a um suposto descontrole decorrente de um “fiasco” do evento do MST. A notícia é falsa, no entanto. No vídeo, o presidente pede aos organizadores, na verdade, a retirada das grades que mantinham os presentes distantes, o que foi feito posteriormente pela organização do evento.

“O Lula não gostou de ter gradil porque ele queria muito ficar junto aos seus, abraçar a população e assim por diante. Então não há reclamação da altura do palco nem do tamanho do palquinho. Há uma preocupação com a grade. Porém, todo o serviço de segurança que estava lá estava com muita dúvida se tiraria a grade para fazer com que o Lula ficasse próximo das pessoas sem ter maiores situação de tumulto. Não era nem de violência. É pela vontade das pessoas de abraçar o Lula, de grudar no Lula e assim por diante. E acabou vencendo a posição do presidente Lula. Nós tiramos o gradil”, explicou João Paulo Rodrigues, um dos dirigentes do MST que aparece no vídeo.

Assista:

Evento do MST

O encontro marcou o lançamento nacional dos comitês de base dos movimentos, criados para atuar na organização dos trabalhadores e promover a construção de um projeto popular para o Brasil junto à população nos bairros, locais de estudo, igrejas e espaços culturais.

Pela primeira vez no Paraná desde que foi preso ilegalmente, Lula esteve na sexta-feira (18) em Curitiba, onde se encontrou com o ex-senador Roberto Requião. Até então no PMDB, Requião se filiou ao PT para disputar o governo do Paraná.

O ato contou com a presença da presidenta do PT e deputada estadual Gleisi Hoffmann (PT-PR), dos dirigentes nacionais do MST João Pedro Stedile e João Paulo Rodrigues, Roberto Requião, a apresentadora Bela Gil, o economista Eduardo Moreira, além de outros parlamentares da região paranaense. No total, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento.

Com 7,5 mil hectares, o Eli Vive é a maior área de reforma agrária em região metropolitana do Brasil. Depois de 13 anos de existência, quando foi homologado por Lula em 19 de fevereiro de 2009, hoje moram e produzem no assentamento aproximadamente 501 famílias assentadas, em torno de 3 mil moradores. Na programação, foram doadas 60 toneladas de alimentos produzidos pelas famílias Sem Terra. 

*Editado por Vivian Virissimo