Nossas Lutas e Conquistas

 

Faça o download do documento “MST: Lutas e Conquistas” (em PDF)

A luta pela terra e por Reforma Agrária no Brasil, ao longo de cinco séculos, tem sido marcada por muita luta e resistência, que se intensificou nos últimos anos. Há, de um lado, milhares de famílias Sem Terra que almejam conquistar um pedaço de chão para a sua sobrevivência. De outro, existe o latifúndio, defendendo sua posse a todo custo e impedindo o cumprimento da Constituição de 1988.

Com isso, o campo brasileiro se tornou palco de conflitos quase que cotidianos. Essa situação acontece somente por conta do modelo que controla a agricultura, baseado na grande propriedade, com utilização de pouca força de trabalho, com a mecanização intensa voltada à produção de monoculturas de alguns produtos para a exportação.

O resultado disso é uma imensa concentração de terras e de renda, excluindo os camponeses de suas terras e provocando o aumento da pobreza no campo. Além disso, cria o êxodo rural, tornando ainda mais complicada a vida nos territórios urbanos – desprovidos de infraestrutura para receber essas populações.

Nesse contexto, o MST vem tentando contribuir com essas famílias na luta por seu pedaço de chão. Por isso, somos atacados por setores conservadores e patrimonialistas da sociedade brasileira, que utilizam vários instrumentos para combater o nosso Movimento e todos aqueles que lutam pela Reforma Agrária. Perseguem quem luta pela plena realização dos direitos sociais garantidos na Constituição e por medidas de melhoria das condições de vida do povo brasileiro, como escola, saúde, trabalho e dignidade. O presente documento pretende apresentar, de forma breve e objetiva, um panorama da luta pela Reforma Agrária e das conquistas e desafios do nosso Movimento desde sua origem.

Fazemos um panorama da luta pela terra na história do nosso país e da organização do MST. Apresentamos dados sobre a situação do campo, a concentração de terra, as demandas dos trabalhadores rurais Sem Terra e a reação dos latifundiários e do agronegócio.

Neste material, estão disponíveis informações e dados sobre as nossas conquistas, realizações, esforços e projetos nas áreas de educação e produção, além de textos que revelam o reconhecimento da sociedade ao MST, com prêmios e homenagens em nível nacional e internacional. No capítulo dos anexos, estão as linhas gerais da nossa atuação, como o nosso programa agrário, os nossos desafios e os nossos compromissos com o desenvolvimento nacional, com justiça social e soberania popular.

Abaixo, leia o índice:

Apresentação

A luta pela terra e o MST

Cicatrizes da concentração da terra

A vida embaixo da lona preta

Assentamentos: espaço de vida, trabalho e produção

Educação e cidadania

Reconhecimento da sociedade

Violência sem fim contra os sem-terra

Anexos

Nossos compromissos com a terra e com a vida

Solidariedade das Igrejas Cristãs

Nota dos Bispos das Igrejas Cristãs

Uma justiça de classe

Carta do 5º Congresso do MST

Proposta de Reforma Agrária Popular do MST

Carta ao governo federal frente à crise capitalista

Manifesto em defesa da democracia e do MST

 

Faça o download do documento “MST: Lutas e Conquistas” (em PDF)