Lutadores do povo contra o racismo são homenageados no Rio

Entidades e pessoas que se destacaram na defesa dos direitos de indígenas, negros, quilombolas, da liberdade de culto e contra a criminalização da pobreza foram homenageadas, ontem, dia 21, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Cinqüenta moções de louvor foram entregues durante a solenidade de comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

A atividade contou com um debate sobre algumas faces do racismo no Brasil: criminalização da pobreza; reconhecimento de comunidades quilombolas; liberdade de culto; cotas como ação afirmativa; e a questão indígena.

Em seguida foram entregues as homenagens a personalidades, grupos e entidades. Entre eles estão: Abdias Nascimento, Zózimo Bulbul, Filhos de Gandhi, Martinho da Vila, AfroReggae, Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, Educafro, Nei Lopes, quilombos Pedra do Sal e Sacopã e rede de Movimentos e Comunidades contra a Violência.

A data foi definida pelas Nações Unidas em memória do Massacre de Sahrpeville, em Johanesburgo, África do Sul. Em 21 de março de 1960, 69 negros foram assassinados por participarem de um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que obrigava os negros a carregarem cartões de identificação, onde constavam os locais por onde podiam circular.

A homenagem foi uma iniciativa do mandato do vereador Eliomar Coelho (PSOL), em conjunto com o Movimento Negro Unificado, o Coletivo de Negros e Negras do PSOL e o Fórum Estadual de Mulheres Negras.