Educação MST
A Educação é uma das áreas prioritárias de atuação do MST, que desde a sua origem desenvolveu processos educativos e incluiu como prioridade a luta pela universalização do direito à escola pública de qualidade social, da infância à universidade. Entendendo que o acesso e permanência é fundamental para inserir toda a base social na construção de um novo projeto do campo e pelas transformações socialistas.
Nesse sentido, o MST busca construir coletivamente um conjunto de práticas educativas na direção de um projeto social emancipatório, protagonizado pelos trabalhadores e trabalhadoras. A construção de uma escola ligada à vida das pessoas, que torne o trabalho socialmente produtivo, a luta social, a organização coletiva, a cultura e a história como matrizes organizadoras do ambiente educativo escolar, com a participação da comunidade e auto-organização dos educandos e educandas, e dos educadores e educadoras.
escolas públicas construídas em acampamentos e assentamentos
crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso à educação garantida
adultos alfabetizados
estudantes em cursos técnicos e superiores
cursos de graduação em parceria com universidades públicas por todo o país
educadores/as,
servidores/as públicos e colaboradores/as em escolas publicas construídas em área de reforma agrária
Escolas Itinerantes
A Escola Itinerante foi criada no âmbito do Movimento Sem Terra, para garantir o direito à educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de itinerância, enquanto estão acampados, lutando pela desapropriação das terras improdutivas e implantação do assentamento.
É uma escola que está voltada para toda a população acampada, o barraco da escola itinerante, é construído antes do barraco de moradia e tem também a função de se converter em um centro de encontros de toda comunidade acampada.
Últimas notícias sobre educação:
Confira alguns aspectos do legado de Florestan Fernandes e sua atualidade na práxis revolucionária
Mais orçamento para o PRONERA! Educação do campo é uma das bases para um projeto de nação com justiça social
Jovens de acampamentos e assentamentos da região Norte do Paraná participam de oficinas formativas e apresentações
Encerramento da atividade contou Carta de Brasília e Declaração de Compromisso, cobrando o fortalecimento e aumento de recursos públicos para o Programa
Com o agronegócio bancando boa parte das pesquisas; entenda melhor a relação entre a academia e o campo
Atividade aponta necessidade de reafirmar a política da Educação do Campo como direito fundamental à educação pública dos povos do Campo, das Águas e das Florestas