Sem Terra conquistam escola em assentamento do agreste pernambucano

Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

Dezenas de crianças Sem Terrinha, professores e camponeses e camponesas do Assentamento Riachão, no município de Bonito, região brejo do estado de Pernambuco, inauguraram uma escola no assentamento, na última sexta-feira (3).

Até então, a antiga Casa Grande do Engenho funcionava de uma maneira improvisada como a escola local. Mas a situação era precária: não havia banheiro, as salas de aula eram ruins, as cadeiras quebradas e o abastecimento de água era mínimo.

A nova escola, entretanto, que na inauguração também contou com a participação do prefeito da cidade Ruy Barbosa (PSB) e da secretária de educação, Maria Elza da Silva, possui quatro salas de aula, dezesseis banheiros, uma sala de informática, pátio, cozinha e cadeiras novas.

Além do mais, há um espaço onde as crianças irão poder plantar uma horta orgânica e produzir sua própria salada da merenda escolar.

“Foi muita luta para que conseguíssemos essa escola. Estávamos quase todos os dias cobrando da prefeitura, da secretaria de educação. A vida do Sem Terra não é fácil, não”, destacou emocionado o assentado Paulo Alves.

Para a professora Genivalda, que há 24 anos leciona na região, “essa escola é um sonho realizado, e com certeza vai aumentar a autoestima dos professores”.  A nova escola contará com 100 educandos vindos do Assentamento e da região.

Longas viagens

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2010, 10% dos estudantes que vivem nas zonas rurais levam mais de uma hora para chegar até a escola todos os dias.

Por isso da luta dos Sem Terra de conquistarem o direito de estudar nos territórios em que vivem. “A inauguração de escolas em assentamentos é uma vitória para os trabalhadores e para educação do campo no país. Enquanto houver uma criança necessitando ensino, o MST vai lutar para buscar escolas que atendam a demanda do campo, pois o conhecimento é um direito assegurado pala constituição federal”, disse Jaime Amorim, da direção estadual do Movimento.

Já o prefeito Ruy Barbosa, disse que a parceria com o MST é muito importante para o desenvolvimento do município. Em homenagem ao Movimento, o prefeito escolheu as cores das cadeiras escolares de vermelho, para lembrar a cor que simboliza a luta e presente na bandeira do MST.