Polícia destrói lavoura e plantio de plantas nativas em reintegração de posse


 

 

Da Página do MST

Na última segunda-feira (10) cerca de doze viaturas da polícia militar de Pernambuco invadiram o acampamento João Claudio, localizado na Fazenda Cedro, município de Ipubi, Sertão de Pernambuco para realizar a reintegração de posse da área ocupada há mais de três anos por cerca de 100 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra.

Apesar de acordo firmado entre o Promotor Agrário de Pernambuco e o Major Ronaldo Antonio Tavares Ferreira, Chefe da Controladoria de Justiça e Disciplina do Comando Geral da PM-PE, de que os trabalhadores teriam até o mês de março para colher a lavoura plantada, as máquinas autorizadas pelos policiais destruíram cercas e praticamente toda a plantação dos acampados, inclusive uma área de plantio de plantas nativas que estava sendo preservada pelos acampados.

Histórico de violência

Nesse sentido, o estado de Pernambuco se confirma como um dos estados com maior índice de violência no campo. Fatos recentes têm reafirmado esse triste título. Em menos de um mês dois trabalhadores Sem Terra foram assassinados, cinco foram baleados e um foi espancado por fazendeiros ou a mando deles. O MST possui uma lista de cerca de 15 nomes de dirigentes e lideranças de acampamentos ameaçadas de morte no estado.

Além da violência do latifúndio, as famílias Sem Terra enfrentam ainda a violência institucional por parte da polícia e do poder judiciário.