MST participa da 4° Conferência do Fórum da Amazônia Oriental no Pará




Da Página do MST



O MST e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) do Tocantins participaram da 4° Conferência do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR). O evento ocorreu entre os dias 26 a 29 de março, em Belém (PA), onde se reuniram algumas entidades populares representadas por ONGs e movimentos sociais que atuam nos estados do Amapá, Maranhão, Pará, e Tocantins.


Da Página do MST

O MST e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) do Tocantins participaram da 4° Conferência do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR). O evento ocorreu entre os dias 26 a 29 de março, em Belém (PA), onde se reuniram algumas entidades populares representadas por ONGs e movimentos sociais que atuam nos estados do Amapá, Maranhão, Pará, e Tocantins.

Foram debatidos diversos temas, com uma perspectiva política e ideológica de questionamentos não somente ao atual modelo hegemônico de desenvolvimento, mas o resgate e a garantia dos valores e experiências vivenciadas pelos povos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, de agricultores e agricultoras familiares, camponeses e camponesas. Em particular, a situação dos pescadores, cujos modos de vida e visões de mundo chocam-se diretamente com a perspectiva mercadológica.

Na conferência foram destacados os modos de vivências que seguem outra lógica de relação com a natureza por meio da produção e sobrevivência, de maneira sustentável e de uma economia pautada na solidariedade, parâmetros fora do capitalismo.

Nos debates temas polêmicos como os conflitos fundiários, as mudanças climáticas e a construção de usinas hidrelétricas na Amazônia foram discutidos. Entre elas, a importância da atuação do Fórum na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que acontecerá no mês de junho, no Rio de Janeiro.

 

Organização

O FAOR estará composto em cada estado por oito representações por entidades. No Tocantins, quatro entidades irão compor a coordenação executiva regional do FAOR e quatro entidades, a coordenação estadual.

Deste modo, a Coordenação regional executivo-titulares: MEDH- Movimento Estadual de Direitos Humanos e Articulação de Mulheres representada pela casa da Mulher Oito de Março de Palmas/TO. Coordenação regional executava – suplentes: CONAC/TO- Movimento Quilombola e GIAMA- Grupo Ipê Amarelo pela Livre Orientação Sexual-Palmas/TO

Coordenação estadual do FAOR, titulares: CONSAÚDE – Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação de Porto Nacional/TO e Via Campesina – Tocantins. Coordenação estadual do FAOR, suplentes: MLMN – Movimento Nacional de Luta Pela Moradia e COOPTER – Cooperativa Trabalho Prestação Serviço Assistência Técnica/TO.

Participantes

Participaram da conferência as seguintes organizações e entidades do Tocantins: CONSAÚDE – Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação, COOPTER – Cooperativa Trabalho Prestação Serviço Assistência Técnica, MLMN – Movimento Nacional de Luta Pela Moradia, GIAMA- Grupo Ipê Amarelo pela Livre Orientação Sexual-Palmas, Casa da Mulher Oito de Março, RECID – Rede de Educação Cidadã, APA-TO- Alternativa para as Pequenas Agriculturas no Tocantins, MEDH- Movimento Estadual de Direitos Humanos, Movimento Quilombola do estado do Tocantins. FETAET- Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins e Economia Solidária, MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento Negro e quilombolas e a COOPERTINS – Cooperativa dos Pescadores do Baixo Tocantins, ASCAMPA a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas e a COOPERAN – Cooperativa de Catadores de Produção de Recicláveis do Tocantins.