Entre na campanha contra os agrotóxicos!



Da Página do MST

 

Da Página do MST

 

O município de Lucas do Rio Verde, com 45 mil habitantes na região central de Mato Grosso, é destaque na produção de soja. Para produzir em larga escala, o agronegócio utiliza uma grande quantidade de venenos…

Os maiores prejudicados são os trabalhadores rurais, que trabalham na aplicação desses produtos químicos, e as comunidades vizinhas, que sofrem com a contaminação das chuvas e do ar, especialmente com a pulverização aérea.

As consequências já apareceram…

O leite materno de mulheres de está contaminado por agrotóxicos, revelou uma pesquisa da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Foram coletadas amostras de leite de
62 mulheres em 2010. A presença de agrotóxicos foi detectada em todas. Em algumas delas havia até seis tipos diferentes de substâncias tóxicas!

Esse quadro está de alastrando para todo o país. O Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.

Com a aplicação exagerada de produtos químicos nas lavouras do país, o uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção
agrícola e se transforma em um problema de saúde pública e preservação da natureza.

Diante dessa triste realidade mais de 30 entidades da sociedade civil brasileira, movimentos sociais, entidades ambientalistas, estudantes, organizações ligadas a área da saúde e grupos de pesquisadores lançaram a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

A Campanha pretende abrir um debate com a população sobre a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos, a contaminação dos solos e das águas.