Cooperativa do MST completa 20 anos garantindo produção agroecológica


Da Página do MST

20 anos de história. Essa é a idade da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), localizada no Assentamento Santa Maria, município de Paranacity, na região noroeste do Paraná.

Fundada no dia 10 de julho de 1993, ao longo desses anos a cooperativa se tornou um exemplo de modelo em produção e trabalho coletivo do MST. Conta com uma área de 106 alqueires - à cerca de 1 km da cidade – onde 23 famílias integram e sustentam a cooperativa, garantindo-lhes uma vida digna, produção de alimentos e o respeito ao meio ambiente.

Da Página do MST

20 anos de história. Essa é a idade da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), localizada no Assentamento Santa Maria, município de Paranacity, na região noroeste do Paraná.

Fundada no dia 10 de julho de 1993, ao longo desses anos a cooperativa se tornou um exemplo de modelo em produção e trabalho coletivo do MST. Conta com uma área de 106 alqueires – à cerca de 1 km da cidade – onde 23 famílias integram e sustentam a cooperativa, garantindo-lhes uma vida digna, produção de alimentos e o respeito ao meio ambiente.

A produção é coletiva, sem que haja propriedade privada e individualizada da terra, onde tudo funciona por meio da divisão de tarefas, organizado por setores de produção. As decisões mais importantes são tomadas com a participação de todos, em Assembléias Gerais.

Organizadas em forma de agrovilas, as famílias moram próximas uma das outras, onde as refeições de café da manhã e almoço de segunda à sexta-feira, também ocorrem de forma conjunta num refeitório comunitário. À noite e nos finais de semana, as alimentações são feitas na casa de cada um.

Produção

Há mais de cinco anos que funciona a agroindústria de transformação da cana-de-açúcar, produzindo açúcar mascavo, melado e cachaça, todos comercializados com a marca Copavi. A capacidade produtiva da agroindústria é de 38 toneladas de açúcar mascavo por mês.

Somado a esse carro-chefe, as famílias também produzem panificados, leite e seus derivados de forma agroindustrializada, além de garantirem a produção de hortaliças, frutas, plantas medicinais e aromáticas.

Atualmente, o principal produto de comercialização é açúcar mascavo, com 83,4% das vendas para atacadistas em sacas de 25 quilos, em todo território nacional. Os outros 16,6% são vendidos para lojas de produtos naturais, supermercados e direto ao consumidor, em pacotes de meio quilo.

Já o melado tem 84% de sua produção vendida em baldes de 20 quilos para fábricas de biscoito do estado, e os outros 16% em frascos de 700 ml para lojas de produtos naturais na região. 30% da Cachaça Camponeses é exportada para Espanha, com a marca Camponeses e Liberação e França. O restante é vendido em todo o território nacional.

Todos os produtos também são vendidos na feira que acontece na cidade de Paranacity uma vez por semana, além da venda direta ao consumidor três vezes por semana.