Cerca de mil Sem Terra ocupam Incra em Salvador e exigem Reforma Agrária


Da Página do MST


Da Página do MST

Cerca de 1000 integrantes do MST ocuparam o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) da cidade de Salvador (BA), nessa segunda-feira (9). A pauta dos Sem Terra é sobre a completa paralisação da Reforma Agrária tanto na Bahia quanto no resto do Brasil.

Os trabalhadores rurais denunciam o descaso com as políticas necessárias para que sejam superadas a concentração de terras no país. Há um ano que não saem novos decretos de desapropriação de terras. Com isso, os Sem Terra consideram os piores anos para a Reforma Agrária no Brasil.

Apenas na Bahia, há mais de 50 mil pessoas acampadas, sendo que muitas áreas estão pendentes na Justiça, que vem travando vários processos contra a Reforma Agrária. No último período, nenhum novo assentamento foi criado no estado.

Segundo informações do Incra, existem 149 decretos prontos para a assinatura de desapropriação na Bahia. A maioria dessas áreas estão incluídas dentro dos 11 territórios do Brasil sem Miséria. Bastariam apenas a assinatura da presidência da república.

No Brasil, a situação não se diferencia muito: em 2012 foram assentadas pouco mais de 7 mil novas famílias, o que representa o índice mais baixo de toda a história do Brasil. Enquanto isso, há mais de 150 mil famílias acampadas em todo território nacional.