Assentados ocupam prefeitura por educação e saúde em AL

Por Rafael Soriano Da Página do MST Na manhã de hoje (28/09), 150 famílias de trabalhadores rurais organizados pelo MST, ocuparam a Prefeitura Municipal de Craíbas (distante 142km da capital Maceió). As famílias, oriundas dos assentamentos Genivaldo Moura e Rosa Luxemburgo, reivindicam ações concretas da Prefeitura para solucionar problemas nas áreas da educação, saúde e infra-estrutura. Segundo Beto Souza, da direção estadual do MST, “o clima na ocupação está tranqüilo. Mas o prefeito, que se encontra no município, ainda não apareceu para nos receber”.


Por Rafael Soriano

Da Página do MST

Na manhã de hoje (28/09), 150 famílias de trabalhadores rurais organizados pelo MST, ocuparam a Prefeitura Municipal de Craíbas (distante 142km da capital Maceió).

As famílias, oriundas dos assentamentos Genivaldo Moura e Rosa Luxemburgo, reivindicam ações concretas da Prefeitura para solucionar problemas nas áreas da educação, saúde e infra-estrutura.

Segundo Beto Souza, da direção estadual do MST, “o clima na ocupação está tranqüilo. Mas o prefeito, que se encontra no município, ainda não apareceu para nos receber”.

Há uma equipe de secretários no local, mas os agricultores esperam a chegada do prefeito Dinho Leite para entregar a pauta, que cobra a recuperação do prédio da sala de aula em um dos assentamentos e material didático para darem continuidade às aulas de educação do campo.

Na saúde, famílias exigem atendimento básico nas áreas, inclusive com a contratação de agentes de saúde qualificados, a disponibilidade de uma ambulância para os casos de emergência, atendimento oftalmológico (bem como os óculos, quando necessários).

Para a infra-estrutura dos assentados, há uma necessidade imediata de abastecimento de água, condição para o saneamento básico e a saúde coletiva nas áreas.

A agenda da Reforma Agrária é geralmente associada aos entes nacionais da federação, como Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Para a consolidação de uma Reforma Agrária Popular, o MST em Alagoas tem alertado para a necessidade do envolvimento do poder público em níveis estadual e municipal, principais responsáveis pela atenção de saúde, pela construção de estradas, escolas e outras políticas de estruturação dos assentamentos.