Coperativa produz diversidade de sucos na Serra Gaúcha. Foto - Divulgação Monte Vêneto.jpg
Coperativa produz diversidade de sucos na Serra Gaúcha. Foto - Divulgação Monte Vêneto


Da Página do MST


O suco de uva orgânico da Cooperativa de Sucos Monte Vêneto, de Cotiporã, na Serra Gaúcha, foi qualificado como Medalha de Ouro no 1º Concurso Melhores Sucos da Wine South America — Feira Internacional do Vinho, em Bento Gonçalves.
 

A apresentação dos ganhadores ao público ocorreu durante o evento, realizado de 25 a 27 de setembro, considerado o maior do setor vinícola na América Latina.
 

O objetivo do concurso, organizado pela Embrapa Suco e Vinho, é incentivar a qualificação e dar maior visibilidade aos sucos brasileiros. Ao todo, 17 rótulos de empresas gaúchas foram reconhecidos como medalhas de ouro e prata nas categorias Suco de Uva Orgânico, Suco de Uva Tinto Integral e Suco de Uva Branco Integral.
 

Fernando Martins, enólogo da Monte Vêneto, e Franciele Dal Mas, do setor de vendas da cooperativa. Foto - Divulgação Monte Vêneto.jpeg
Fernando Martins, enólogo da Monte Vêneto,
e Franciele Dal Mas, do setor de vendas da
 cooperativa. Foto: Divulgação Monte Vêneto

A Monte Vêneto foi premiada na categoria Suco de Uva Orgânico e recebeu troféu e certificado. Segundo o presidente da cooperativa, Cedenir de Oliveira, a premiação valoriza a cadeia produtiva da Serra Gaúcha e o trabalho do empreendimento na busca da melhor qualidade aos seus produtos. “O resultado é uma conquista coletiva. Ele reconhece o trabalho dos agricultores familiares, de uma agricultura que respeita o meio ambiente e oferece alimentos de qualidade ao consumidor”, ressalta.
 

Gestora de vendas e marketing da Monte Vêneto, Franciele Dal Mas explica que o suco de uva premiado é um produto integral e natural, livre de corantes, sem adição de açúcar, água, conservantes ou qualquer outro componente que não seja a uva. É elaborado com uvas orgânicas Bordô e Concord, oriundas de vinhedos próprios da empresa e de famílias produtoras, e auditado pela certificadora Ecocert.
 

Franciele acrescenta que há um rigoroso acompanhamento técnico de manejo em campo e de processamento da fruta dentro da indústria. “A Cooperativa de Sucos Monte Vêneto é uma aliada no desenvolvimento rural sustentável regional, e as relações cooperativistas instituídas são a forma de fortalecimento desta cadeia produtiva”, complementa.
 

Avaliação dos sucos
 

Franciele recebeu os prêmios da Monte Vêneto. Foto - Divulgação Monte Vênetojpeg.jpeg
Franciele recebeu os prêmios da Monte
Vêneto. Foto: Divulgação Monte Vêneto

Com a curadoria técnica da Embrapa, um grupo de 18 especialistas degustou em setembro 52 rótulos de sucos de uva inscritos. Eles são ligados à Embrapa Uva e Vinho, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Laboratório de Referência Enológica (Laren) e Associação Brasileira de Enologia (ABE).
 

A avaliação foi feita às cegas, sem identificação do produto concorrente. Os jurados receberam apenas a taça servida, conhecendo somente o código e a categoria da amostra. Os sucos ganhadores foram identificados com selos e expostos em seus estandes na Wine South America.
 

A Monte Vêneto
 

A Cooperativa de Sucos Monte Vêneto foi fundada em 2007 e é ligada a agricultores familiares da região da Serra e assentados da Reforma Agrária. Está instalada numa área total de 95 mil m², sendo que a sua fábrica ocupa 4,5 mil m², na zona rural de Cotiporã.
 

De acordo com o gerente administrativo da cooperativa, Rubens Tasso, o empreendimento está entre os maiores do município e fortalece a economia local. Atualmente, cerca de 200 pequenos produtores entregam uvas à cooperativa, que gera mais de 20 empregos diretos e mais de 100 indiretos.
 

A Monte Vêneto produz suco de uva tinto integral, nas opções convencional e orgânico. Somente este ano processou mais de 6 milhões de quilos de uva e produziu 4,5 milhões de litros de suco. Ainda oferece aos consumidores outros tipos de sucos, também integrais e naturais, como o de tangerina com manga e maçã, goiaba com maçã, maçã com uva, manga com maçã e maçã.
 

Esses produtos abastecem o mercado convencional e varejo em geral. Estão presente na maioria dos estados brasileiros, com destaque para o Nordeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O suco de uva orgânico premiado compõe o cardápio de merenda escolar de alguns estados, através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), inclusive contemplando cidades de SP. Parte da produção da cooperativa ainda é destinada à exportação para a Venezuela.
 

*Editado por Fernanda Alcântara