Card evento agroecologia.jpeg

Da Página do MST
 

Nos dias 5 e 6 de outubro de 2019 acontece o 2º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista. O evento pretende reunir pessoas interessadas em participar de atividades voltadas para o modelo sustentável e ecológico, e ocorrerá em Valinhos (SP), no CEFOL (Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Químicos Unificados). Serão dois dias com eventos diversos como mesas de debate, oficinas, trilhas, feira de produtores e atrações culturais. 
 

“A agroecologia e o ecoturismo, mais do que temas atuais, são caminhos para um modelo alimentar, econômico e cultural mais inclusivo, sustentável e ecologicamente correto. O atual modelo alimentar e econômico preza pouco pela saúde, pelo meio ambiente, ao abusar do veneno sobre a mesa dos brasileiros”, afirma a produção do evento.
 

O Festival valoriza a Agroecologia e Ecoturismo como modelos alimentar, econômico e cultural mais inclusivos, sustentáveis e ecologicamente corretos. Além disso, disponibiliza um espaço de formação, exposição e troca de conhecimento com as mesas de debate e oficinas.
 

O evento é direcionado a pequenos agricultores, estudantes, pesquisadores ou qualquer pessoa que esteja interessada nos temas Agroecologia e Ecoturismo. O valor da entrada é R$10 por dia e dá acesso a todas as atrações. O Festival será realizado por algumas organizações, entre elas: LIVRES - Rede de produtos do bem, Sindicato Químicos Unificados, Associação de Agricultura Natural de Campinas e região e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 

Oficinas


Nos dois dias serão realizadas 10 oficinas com os mais variados temas. Para participar é preciso fazer as inscrições previamente no site
 

As oficinas são as mais variadas, como de Meliponicultura (Abelhas Sem ferrão), Oficina de Manejo Agroecológico do Solo – A importância da compostagem e recuperação de Micronutriente, sobre Protocolo de transição Agroecológico, Economia Solidária, Oficina de PANCS, Agricultura de Serviços Ambientais, Organização Produtiva das Mulheres em Agroecologia e Agrofloresta na prática: Sítio Clareira Agroflorestal.
 

Feira de produtores


A feira conta com a presença de diferentes produtores que irão expor seus produtos. Oportunidade para trocar conhecimento e experiências com quem já trabalha com a agroecologia. Haverá também barracas comercializando comida orgânica para o almoço e lanches. 
 

Caminhadas Ecológicas


As caminhadas serão são acompanhadas por monitores. Elas serão feitas na Trilha da Cascavel e na Trilha da Figueira, que já estão sinalizadas na área verde do Cefol. Interessados em participar devem se inscrever também pelo site.


Troca de Sementes Crioulas


O espaço de trocas de sementes crioulas valoriza a cultura do plantio limpo e tenta driblar o monopólio das multinacionais. Trocar sementes implica também em trocar saberes e formas de cultivo. Traga sua semente!
 

O Festival conta também com o apoio da Unisol, Fetiquim, Fundação Lauro Campos, Centro Organizativo dos Trabalhadores, Amater, Alvale, Aproarte e IFSP – Campinas.
 

Serviço

2º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista

5/10 – 10h às 17h30

6/10 – 10h às 17h30

Entrada: R$ 10 por dia

Local: CEFOL - Rodovia Dom Pedro I, Km 118, s/n – Dos Lopes, Valinhos – SP