[130] Acampamento Maria da Conceição foi ocupado pelas mulheres na jornada de lutas do 8 de março no ano passado - Mídia Ninja.jpg
Acampamento Maria da Conceição foi ocupado pelas mulheres na jornada de lutas do 8 de março no ano passado - Mídia Ninja

 

Da Página do MST 


Em pouco mais de dois anos de ocupação, o acampamento Maria da Conceição já se destaca pela produção agroecológica. Hoje, as 160 famílias comemoram a notícia da suspensão da reintegração de posse da área.


A fazenda, antes improdutiva, hoje possui produção de hortaliças, feijão e milho, comercializados no Armazém do Campo de Belo Horizonte e em cestas de consumo, além de alimentar as próprias famílias do acampamento.


LEIA MAIS: Em Minas Gerais, Sem Terra realizam ato pelo direito à educação do campo


Confira a nota Regional Milton Freitas (MST-MG) sobre a decisão:


NÃO SAIREMOS DESSA TERRA!


Reintegração de posse do Acampamento Maria da Conceição, em Itatiaiuçu (MG), foi suspensa!

É com alegria e consciência das batalhas que virão, que a Regional Milton Freitas (MST-MG) comunica a suspensão do pedido de reintegração de posse da Fazenda Monte Galvão, no distrito de Santa Terezinha, Itatiaiuçu.  Plantando agroecologicamente e produzindo vida e diversidade, as mais de 160 famílias Sem Terra vivem no acampamento Maria da Conceição, que faz parte da regional metropolitana do MST de Minas Gerais. Elas continuam em luta permanente, cultivando os princípios da solidariedade e do cuidado com a terra e os bens da natureza. 
 

Ocupada no dia 08 de março de 2017, a fazenda pertence ao corrupto Eike Batista, que usava a área como especulação imobiliária para fins de mineração. Ao longo dos últimos anos, as famílias recuperaram e protegeram nascentes, construíram uma escola popular, e seguem em busca da conquista da terra e das transformações sociais na resistência ativa diária, que é mais do que uma escolha política, mas uma necessidade de quem nasceu para lutar. 
 

SEGUIMOS EM LUTA, NA RESISTÊNCIA ATIVA, e contamos com todos e todas nas trincheiras da reforma agrária popular. 
 

LUTAR: CONSTRUIR REFORMA AGRÁRIA POPULAR!
 

Coletivo de Direção Regional Milton Freitas 
Regional Metropolitana - MST MG
27 de agosto de 2019


*Editado por Fernanda Alcântara