Da Página do MST
 

As famílias do acampamento Abril Vermelho terão uma Quinta-feira Santa (18) diferente. Após mais um dia de trabalho, as trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra presenciarão o espetáculo sacro: “Jesus - exemplo de comunhão”, encenado por jovens, adultos e crianças pelas ruas do acampamento.
 

O espetáculo promete unir simplicidade e emoção, para contar a mais bela história de amor e comunhão já vista. Para tanto, um elenco formado por pessoas de diversas idades e profissões, vem ensaiando cada detalhe para que a mensagem de comunhão conquiste o público.
 

Mesmo com um elenco com pouca experiência em cena, há uma expectativa muito grande em torno das atrizes e atores diante do empenho que tem sido visto durante os ensaios. “Eu vejo que o pessoal aqui está bastante engajado. Espero que seja uma apresentação belíssima”, projeta Marcos Paulo, de apenas 18 anos. Membro da comunidade Angico, no Salitre, Marcos Paulo viverá o papel de Jesus.
 

É a segunda vez que esse tipo de espetáculo acontece no Salitre, sendo a primeira apresentação que será realizada em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A via sacra promete trazer em suas cenas o debate da valorização das negras e negros na sociedade, mostrando um Jesus e uma Maria negros, desconstruindo assim a ideia quase absoluta de um Jesus branco, de olhos claros e cabelos lisos, um estereótipo ainda comum.
 

“Um Jesus negro tem uma relevância muito grande... Jesus representa o povo trabalhador, criminalizado, excluído da sociedade. Jesus não foi um homem da burguesia, da elite, Ele se encontrava no meio do povo, desde o nascimento até a morte”, explica a professora Socorro Varela, que interpreta Maria, a mãe de Jesus.
 

O espetáculo “Jesus – exemplo de comunhão” é realizado pela Ato 1 – Comunicação e Cultura e MST, com apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Igreja Evangélica da Paz, Carrapicho Virtual, mandato do vereador Tiano Felix e a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através do Edital de Espetáculos Sacros.
 

A encenação acontece às 19 horas, nesta Quinta-feira Santa (18 de abril), no assentamento Abril Vermelho - MST, que fica a 15 km de Juazeiro, na estrada do Junco.
 

Serviço
Espetáculo Sacro “Jesus – Exemplo de Comunhão”

Onde: Assentamento Abril Vermelho

Quando: Quinta-feira Santa (18/ABR)

Horário: 19:00 horas