photo_2018-02-01_11-06-59.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

No último dia 20 de janeiro, cerca de 500 famílias do Acampamento Irmã Dorathy, localizado em Casa Nova, no Norte baiano, conquistaram um trator para contribuir com o trabalho produtivo da comunidade.


A conquista é fruto da Jornada de Lutas realizada no mês de outubro de 2017, onde o MST mobilizou milhares de trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra em Salvador e no interior do estado. Na ocasião, foi reivindicado demandas centrais para o desenvolvimento social nos assentamentos, como a construção de estradas, escolas, crédito, saúde e implementação agrícola.

photo_2018-02-01_11-07-17 1.jpg


A entrega do maquinário foi realizada durante um café coletivo com as famílias acampadas e contou com a participação da direção regional do MST, da militância local e do gabinete do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA).


De acordo com Leidiane Gomes, da direção estadual do Movimento, a conquista precisa ser vista como um instrumento de organização e fortalecimento da luta pela Reforma Agrária Popular. “Estamos vivendo um momento de golpe e só existe uma forma de livrar o nosso país das correntes impostas por esse governo golpista: fazer luta!”, destaca.


A dirigente disse também que essa conquista fortalece as pautas da classe trabalhadora e contribui nas atividades de produção no campo, principalmente, numa região que sofre com os longos períodos de estiagem.


Leidiane fala ainda que uma das lutas do MST é por melhoria de vida e que vai além da conquista de um pedaço de terra. “Ela [a luta] perpassa as necessidades dos indivíduos e assim, busca a dignidade e o bem-estar social do homem com a natureza, acabando com toda crueldade do latifúndio na sociedade”, conclui.


Esse é o segundo trator conquistado pelos trabalhadores Sem Terra da região no último período. O primeiro foi entregue à brigada Pau de Colher, durante o 18º Encontro da Regional do MST, entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2017.

 

photo_2018-02-01_11-07-11.jpg

 

*Editado por Rafael Soriano