Foto Cristiane Leite 2.jpeg

 

Por  Letícia Stasiak
Da Página do MST


No mês dedicado às crianças, a fotógrafa Cristiane Leite, apresenta a exposição: “Pequenos olhares e sorrisos” na Quarta Cultural Sicredi, na Biblioteca da Fundação Sicredi, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Cristiane é técnica em edificações e há um ano e meio é fotógrafa profissional. A exposição conta com doze imagens feitas durante três dias nos assentamentos do MST em São Borja, Itacurubi e Capão do Cipó, na região missioneira do estado.

Em meio à sensibilidade do seu olhar, Leite traz ao mesmo tempo a intensidade e a doçura no sorriso e nos gestos de cada criança fotografada. A ideia da exposição surgiu pelo convite de uma amiga que trabalha na Quarta Cultural.


“Pensei em algo diferente, porque as pessoas não têm costume de ver a vida no interior. Então, na última viagem que fiz às Missões resolvi fazer retratos das crianças, sem preparação alguma, para mostrar o quão suas visões são diferentes das crianças da capital”, explica a fotógrafa.


Em sua primeira exposição, Leite comenta sua alegria pela iniciativa. “É uma forma das pessoas conhecerem meu trabalho. Eu amei todas as fotos, principalmente pela expressão das crianças. Cada uma é muito diferente da outra e passa uma verdade da diferença das crianças da capital para o interior”, argumenta.


As fotos podem ser vistas de segunda a sexta-feira na Quarta Cultural Sicredi, localizada na Avenida Assis Brasil, 3940, na zona Norte de Porto Alegre.