2.jpg

 

Da Página do MST 


O Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, localizado em Lagoa Seca na Paraíba, recebe entre os dias 3 e 11 de julho a segunda turma 'Revolta dos Quebra Quilos' para o II Curso Básico de Educação em Agroecologia da Região Nordeste.


A turma, que homenageia em seu nome o levante popular que foi exemplo de insubmissão da classe trabalhadora na segunda metade do século XIX, deu sequência aos estudos e diálogos do primeiro curso realizado na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto no estado da Bahia em setembro de 2016.

35688162056_4b57e994de_o.jpg


Nessa nova etapa o curso conta com a participação de 70 educadores e educadoras das escolas do campo, coordenadores pedagógicos, militantes e parceiros do MST da região Nordeste. Avançar no debate da agroecologia no Projeto Político Pedagógico das escolas de Reforma Agrária e formar conceitos básicos de educação em agroecologia a partir da realidade do Semiárido são alguns dos objetivos do curso.  


Para Emilia Moreira, professora doutora em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que contribuí no curso, o semiárido, segue sendo uma região de exceção dentro do nordeste, apresentando contribuições para a prática pedagógica transformadora, uma vez que contém em sua história as possibilidades de resistência do campesinato.


 ‘’O que eu deixo bem claro para quem trabalha com educação do campo é que a educação no semiárido é fundamental para possibilitar que o desenvolvimento rural para a vida se estabeleça, uma vez que em uma sociedade dominada pelo capital como a nossa e com a situação atual em que estamos vivendo, de retomada do capital mais agressiva, é importantíssimo a educação no campo para a formação de jovens comprometidos em transformar a realidade social, hoje, mais do que nunca, precisamos de uma educação formativa e que se inicie no pré-escolar. As crianças já possuem capacidade de entender que nossa sociedade não é uma sociedade de iguais e que nela alguém tem que lutar para que ela se transforme’’, disse.

grgr.jpg

 

No segundo dia de formação o tema: Legado de Che Guevara: Em Memória, 50 anos! Em homenagem aos cinquenta anos da morte do comandante revolucionário, tivemos a presença do Consul de Cuba Alexis Cruz realizando uma exposição sobre o legado de Ernesto 'Che' Guevara de la Serna.