Por Solange Engelmann
Da Página do MST


Entre os dias 27 de agosto e 04 de setembro, a população gaúcha poderá adquirir alimentos saudáveis de sete cooperativas e agroindústrias de Assentamentos do MST. Os Sem Terra participarão da 18ª Feira da Agricultura Familiar, que ocorre na 37ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região Metropolitana de Porto Alegre (RS).


Os visitantes da feira terão à sua disposição um conjunto de produtos da Reforma Agrária, como salame, copa, queijo, arroz orgânico, iogurte, bebida láctea, pães, cucas, bolachas, sucos naturais e sementes agroecológicas.


Também será servido almoço na cozinha dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), com prato típico de arroz carreteiro e saladas. E ainda será possível consumir sucos naturais na Praça de Alimentação.


Adelar Pretto, da coordenação estadual do MST, explica que o Pavilhão da Agricultura Familiar é importante porque valoriza os produtos da Reforma Agrária, produzidos nos assentamentos, além de ser um espaço de debate com a sociedade sobre a necessidade de consumir e produzir alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos.


Os alimentos a serem expostos são das cooperativas de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), de Nova Santa Rita; da Agropecuária Cascata (Cooptar), de Ronda Alta; dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), de Eldorado do Sul; Agroecológica Nacional Terra e Vida (Bionatur), de Candiota; Agroindústria Mãe Natureza, de Pedras Altas; Agroindústria Familiar Zatti, de Nova Santa Rita; e Camargo, de Eldorado do Sul.


*Editado por Iris Pacheco