Por Geanini Hackbardt
Da Página do MST

 

No dia 15 de junho na Ocupação da Funarte, às 18:30 horas, será realizado o Ato Político de Lançamento do Festival Nacional de Artes e Cultura da Reforma Agrária.


O evento contará com a participação de João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do MST, Beatriz Cerqueira, presidente da CUT de Minas Gerais, representantes da Ocupação da Funarte e do governo de Minas Gerais.


Após o debate e Análise de Conjuntura Política, haverá apresentações culturais de artistas mineiros como Pereira da Viola e Titane.


O FESTIVAL


A arte e a cultura sempre estiveram presentes na luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. A música, a poesia, a dança renovam o espírito e concedem ainda mais força para os momentos em que a luta se acirra, como agora, em que vivemos um período de intensa disputa política. Por isso, entre os dias 20 e 24 de Julho de 2016, Belo Horizonte-MG receberá o Festival Nacional de Artes e Cultura da Reforma Agrária, na Serraria Souza Pinto.


Trata-se de uma atividade político cultural onde o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se propõe apresentar a cultura camponesa nas suas mais diversas facetas. Em um contexto ímpar da Luta de Classes, sobretudo no Brasil, a arte de luta e resistência é aquela que reverbera as contradições e anseios de um tempo histórico; que forma e forja para compreender a realidade e atuar nela de forma criativa.


Integra a programação a Feira Nacional da Reforma Agrária, com produtos dos assentamentos e acampamentos de todas as regiões do Brasil e a Feira Gastronômica “Culinária da Terra”, com a rica e saborosa diversidade regional de nosso país.


O Festival trará ainda dois outros eventos nacionais no campo das artes, a I Mostra Nacional de Poesia “Versando Rebeldia” e o II Festival Nacional de Música da Reforma Agrária, com o tema “Da luta brotam vozes de Liberdade”, que estão com inscrições abertas até o dia 17, clique aqui.


SERVIÇO

O que: ATO POLÍTICO DE LANÇAMENTO DO FESTIVAL NACIONAL DE ARTES E CULTURA DA REFORMA AGRÁRIA.
Quando: quarta-feira, 15 de junho, às 18h30min
Onde: Ocupação da Funarte