24195426314_ea21f9a156_o.jpg
Foto: Leandro Molina 

 

Por Catiana Medeiros
Da Página do MST

 

A Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur, com sede no município de Candiota, na região da Campanha do Rio Grande do Sul, lançou no início deste mês a promoção 'Alimento de verdade se faz com semente de verdade'.


A iniciativa vai até o final da primeira quinzena de junho, e compreende duas propostas de kits de sementes produzidas sem o uso de venenos por famílias assentadas da Reforma Agrária.


Segundo Fidel da Cruz Vogel, do setor comercial da cooperativa, o intuito é levar para a mesa dos brasileiros alimentos saudáveis, ampliando o acesso da população às sementes.


“Estamos cumprindo nosso papel de produzi-las e não deixar morrer esse patrimônio do povo”, argumenta.


O Kit Horta Urbana contém dez variedades de produtos: alface, tomate cereja, salsa, cenoura, cebola, pimenta, berinjela, couve, mostarda e rúcula.


As sementes são adaptadas tanto para o cultivo em espaços urbanos como para pequenas hortas destinadas ao consumo familiar.


Já o Kit Horta Agroecológica tem 20 variedades de produtos: alface, tomate cereja, salsa, cenoura, cebola, pimenta, berinjela, couve, mostarda, rúcula, melancia, abóbora, moranga, melão, abobrinha caserta, abobrinha redonda, couve brócolis, repolho, coentro e jiló. Ele é destinado para hortas de pequena e média escala, e para produtores de hortaliças agroecológicas.


Todas as sementes da Bionatur são produzidas por cerca de 200 famílias Sem Terra nas regiões da Campanha, Missões e Sul do RS, e nas regiões Norte e Sul do estado de Minas Gerais.


Como fazer seu pedido


O pedido dos kits pode ser feito pelo telefone (53) 3503-1206, através dos emails bionaturcomercial@gmail.com e bionaturcomercial2@gmail.com ou da página do Facebook Bionatur Sementes Agroecológicas.