DSC_0048.JPG
Foto: Gustavo Marinho


Por Gustavo Marinho
Da Página do MST


“A terra que há de nos comer, há de nos fazer viver!”, é nessa mística de luta que camponeses e camponesas do Assentamento Frei Damião, no município de Inhapi, Alto Sertão de Alagoas, receberam na última quarta-feira (13) diversas autoridades, entre elas o governador Renan Filho (PMDB), para a inauguração das cisternas de primeira água, pelo programa Água para Todos, do governo do estado.


Da mística de abertura ao fim da solenidade, os Sem Terra destacaram o papel do campo no desenvolvimento da região e de todo o estado, gerando produção, emprego e renda, além de cobrar maior participação de todas as esferas dos governos na garantia de condições dignas de vida para todos os sujeitos que vivem no campo.


Para Débora Nunes, da coordenação nacional do MST, a inauguração das cisternas é um passo importante para assegurar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras no campo, mas que é necessário avançar mais.


“É o campo o principal caminho para o desenvolvimento de Alagoas, e nós, assentados e assentadas, damos a nossa contribuição para o estado em que vivemos. A produção de alimentos saudáveis, a possibilidade de fixar as famílias no campo para que elas não migrem para as cidades e cada uma de nossas conquistas expressa isso, mas é preciso que os governos municipais, estadual e federal também assumam seus papéis e responsabilidades com o povo”, afirmou.

 

DSC_0070.JPG
Foto: Gustavo Marinho

Durante a solenidade simbólica de entrega das cisternas às famílias, Débora destacou ainda a necessidade da partilha das riquezas do estado. “No sonho de uma Alagoas para todos e todas, é preciso que o povo tenha acesso ao que lhes é de direito e aqui no Sertão temos um exemplo que coloca essa necessidade: o Canal do Sertão”.

 

Segunda Nunes, “o Canal do Sertão precisa se tornar uma realidade para os sertanejos, não dos empresários e latifúndios da região e para isso continuaremos firmes na nossa tarefa de organizar nosso povo e fazer pressão onde e com quem quer que seja”.

 

Além do governador de Alagoas, esteve presente no lançamento das cisternas, o prefeito da cidade de Inhapi José Cícero (PT), o deputado federal Paulão (PT), Álvaro Vasconcelos, secretário de agricultura, pecuária, pesca e aquicultura do estado e Alexandre Ayres, secretário de meio ambiente e recursos hídricos.

 

DSC_0112.JPG
Foto: Gustavo Marinho