tn_658_645_top7_29115.jpg


Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST


A região Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul recebe, neste sábado (28) e domingo (29), a etapa final do 7º Campeonato Estadual da Reforma Agrária.


O torneio de futebol, organizado pelo MST,  será realizado no Assentamento Rondinha, localizado no município de Jóia.


A sétima edição do campeonato começou no início no mês de outubro com etapas regionais, envolvendo três modalidades: feminino, masculino livre e veteranos, e cerca de 150 times.


Destes, mais de 30 se classificaram para a final, que ocorrerá na sede do Esporte Clube Estrela.


Os jogos começam no sábado, a partir das 9 horas, e os times vencedores levarão para casa troféus e medalhas.


Para o dirigente nacional do MST, Cedenir de Oliveira, o Campeonato Estadual da Reforma Agrária tem em sua essência a Reforma Agrária Popular, que envolve, além da luta pela democratização da terra, a produção de alimentos saudáveis e outros aspectos sociais.


“A convivência também é desenvolvida através de atividades de lazer, e a prática esportiva permite a participação da juventude e das mulheres, a integração das regiões do Estado e o desenvolvimento dos assentamentos. É um momento de alegria e celebração”, explica Oliveira.


Histórico


O primeiro campeonato foi realizado no ano de 2005, a segunda edição foi quatro anos depois, em 2009. O torneio também aconteceu em 2010, 2011, 2012 e 2014, contemplando diferentes regiões do Estado.


As edições anteriores ocorreram em assentamentos dos municípios de Piratini, Candiota, Charqueadas, Tupanciretã e Santana do Livramento.