IMG_1692.JPG

Por Hildebrando Silva
Da Página do MST

 


Na semana de trabalhos voluntários em homenagem ao aniversário de Ernesto Che Guevara, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) realizou, nesta quinta-feira (8), atividades com crianças portadoras da Síndrome de Down na cidade de Jacareí (SP) e com idosos num abrigo em Guararema. As atividades também aconteceram na escola Emília Leite, no Bairro de Parateí, próximo à ENFF.


A semana do Che é uma homenagem que o MST presta em comemoração ao aniversário do líder revolucionário. Todos os anos, no dia 8 de outubro, se celebra a data com atividades voluntárias em diversos lugares do país. 

 

IMG_1712.JPG

Na Associação de Pais e Amigos do Down de Jacareí (ASPAD), os militantes da ENFF desenvolveram atividades de recreação e dança com as crianças, além de trabalhos práticas na horta da associação. 


Em Guararema, os educandos desenvolveram atividades de recreação e música com os idosos do Abrigo da cidade, além de terem ajudado na horta e no embelezamento do jardim. A ENFF também doou arroz e suco dos assentamentos do MST nos espaços em que passou.


O trabalho voluntário é uma pratica permanente na ENFF. Os educandos que passam pela escola para estudarem dedicam duas horas por dia para o tempo trabalho, contribuindo na formação do indivíduo e na prática militante.

 

IMG_1763.JPG

Para Rosana Fernandes, da Comissão Político Pedagógico da ENFF, o trabalho voluntário representa o fortalecimento do ser humano e da conquista de novos rumos para transformações sociais.


Durante as atividades, os Sem Terra relembravam uma frase clássica de Che, ao dizer que “se você é capaz de se indignar contra qualquer injustiça, cometida contra qualquer pessoal, em qualquer parte do mundo, então somos companheiros”.