festa_Se.jpg

Por Luiz Mário de Santana Santos
Da Página do MST


Foram pouco mais de quatro anos de luta para que as famílias acampadas na Fazenda Camaçari, no município de Itaporanga da Juda, região Metropolitana de Sergipe, conquistassem o Assentamento Vitória da Conquista.


Centenas de pessoas participaram da celebração da conquista da área nesta terça-feira (8), ocupada no dia 17 de abril de 2011. O dia de comemoração foi ainda mais especial às 100 famílias que serão assentadas no local. 


Entre os convidados para a festa estavam autoridades municipais, como a prefeita Maria das Graças Souza Garcez (PSDB), o Secretário de Agricultura do Estado, Esmeraldo Leal, membros da direção estadual e nacional do MST e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Sergipe, André Bomfim.


A mística realizada pelos Sem Terra relembrou a dificuldade de se chegar até o momento da conquista da terra, e apontou os inúmeros desafios que se tem pela frente, como a garantia de uma produção intensa de alimentos, agroecológicos e de forma coletiva.


Após a entrega oficial da área, todos puderam confraternizar com um almoço coletivo ao som do típico forró pé de serra.