Além de salame, copa, arroz e sementes agroecológicas, famílias assentadas comercializarão sucos naturais durante a feira.jpg


Da Página do MST


Quatro cooperativas do MST participarão da 17ª Feira da Agricultura Familiar, de 29 de agosto a 6 de setembro, durante a 38ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).


Distribuídas em estandes, as cooperativas de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), de Nova Santa Rita; de Produção Agropecuária Cascata (Cooptar), de Ronda Alta; dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), de Eldorado do Sul; e Agroecológica Nacional Terra e Vida (Bionatur), de Candiota; estarão expondo e comercializando produtos da Reforma Agrária no Pavilhão da Agricultura Familiar, localizado na quadra 22 do Parque de Exposições Assis Brasil.


Quem passar pela feira poderá almoçar na cozinha da Cootap, onde serão servidos arroz carreteiro, massas e saladas, além de consumir sucos naturais de abacaxi, maracujá, amora, uva e laranja. Já a Cooptar, a Coopan e a Bionatur comercializarão salame, copa, arroz orgânico e sementes de hortaliças agroecológicas. Ainda haverá uma banca de distribuição de materiais da Via Campesina e exposição de livros da Editora Expressão Popular.


Para Salete Carollo, da coordenação do setor de produção do MST, além da exposição e venda, a feira é uma grande oportunidade para trocar experiências e levar à sociedade o debate sobre a produção e o consumo de alimentos sadios.


“Iremos dialogar com os visitantes sobre a importância dos alimentos saudáveis, mostrando que é possível produzi-los em grande escala, e compartilhar experiências, tanto do ponto de vista da inovação tecnológica quanto do mercado, com outras organizações e produtores familiares”, explica Salete.


A 17ª Feira da Agricultura Familiar terá mais de 230 empreendimentos e será aberta oficialmente no dia 3 de agosto, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias.


O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) em parceria com Emater-Ascar/RS, MDA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs) e Via Campesina.