Por Coletivo de Comunicação do MST no Extremo Sul

 

escola.jpg


Foi inaugurada, nesta ultima sexta-feira (30/01), a Escola Municipal Estrela do Chê no Pré Assentamento 25 Anos, localizada em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. A escola atenderá cerca de 180 alunos nas modalidades de alfabetização e ensino fundamental e foi construída em parceria com a Prefeitura Municipal.  


Em comemoração a esta conquista, as famílias assentadas realizaram um ato de abertura referenciando a luta pela Reforma Agrária e o direito a Educação do Campo. 

 

escola 2.jpg

“Acreditamos que a transformação da sociedade e a construção de um mundo melhor também perpassa pela educação. É fundamental ter uma escola nos assentamentos e acampamentos, pois é um espaço de educar o futuro  homem e a futura mulher do amanha”, declara Preto, integrante da direção estadual do MST da Bahia.

 

Para os assentados, a construção da escola representa uma conquista fundamental, pois nossa primeira prioridade ao ocupar um latifúndio é o desenvolvimento da educação do campo.As famílias acreditam também que a educação precisa estar presente mesmo que a sala de aula seja debaixo de uma árvore ou lona preta. 


"Esse espaço proporcionará melhores condições, mais comodidade e conforto à nossas crianças e a nossos educadores, melhorando o aprendizado”, afirmou Jaziam Mota, também da direção estadual do Movimento.
 

Para o futuro, já existe em andamento um projeto que visa a construção de uma Escola de Ensino Médio, pensando em atender a demanda do Pré Assentamento e comunidades rurais vizinhas.