nei-mst.jpg

Por Maura Silva
Da Página do MST


O advogado e integrante do Setor de Direitos Humanos do MST, Ney Strozake, receberá nesta quinta-feira (17), a Medalha Nacional de Acesso à Justiça. 


A homenagem é concedida pelo Ministério da Justiça por intermédio da Secretária de Reforma do Judiciário a pessoas que se distinguiram pelas contribuições à ampliação e a democratização do acesso à justiça no Brasil. 


Para Strozake, essa é uma ação importante de reconhecimento de todo o esforço do setor de Direitos Humanos em prol dos direitos sociais e humanitários.


“Creio que pensar num jurídico mais humano, voltada para o social e que abarque as bandeiras levantadas pelos movimentos sociais do país, seja de suma importância na luta por um judiciário mais eficaz”, afirma. 


Sobre a medalha


A Medalha Nacional de Acesso à Justiça foi instituída pelo Ministério da Justiça, por meio da portaria nº 2.167, de 31 de maio de 2013.


Na solenidade de entrega deste ano, será feita homenagem ao ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, recentemente falecido, e será lembrado os dez anos da aprovação da Emenda Constitucional nº 45, em 2004, sobre a Reforma do Judiciário.


A entrega será feita nessa quinta-feira (17) no, às 10 horas, no Salão Negro do Ministério da Justiça, Brasília-DF.