Da Página do MST


Mais uma vez, o Largo da Carioca será palco da maior feira do Rio de Janeiro com produtos oriundos de assentamentos. Entre os dias 8 a 10/12, cerca de 130 agricultores e agricultoras vão participar da 6° Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes.


Nessa edição, uma novidade: três dias de evento, onde a sociedade terá a oportunidade de conhecer a produção dos assentamentos, das cooperativas e de grupos coletivos por meio da compra de produtos direto das mãos dos agricultores.


Tradicionalmente, a diversidade de produção expostas durante a feira sempre surpreende os participantes.


Agricultoras e agricultores de 17 assentamentos do MST do estado vão levar diferentes produtos, representados em cerca de 30 toneladas, como: frutas, hortaliças, verduras, doces, geleias, compotas, feijão, arroz, derivados de leite, derivados da cana-de-açúcar, fitoterápicos, café, mel, pimenta, própolis e artesanatos. Além de industrializados de diferentes cooperativas, dentre elas: COOPSCAMP e COOPATERRA (RJ); ASFAPSUL (MG); COOPAVA e COAPRI (SP).


Quem passar pela feira também vai ser embalado por ritmos de diferentes regiões do país. Já confirmaram participação Geraldo Júnior, Us Neguin Q Ñ C Kala, Bloco Apafunk, Mano Teko e MC Pingo.


A Feira, sobretudo, tem o objetivo de ser um espaço de conscientização a respeito da Reforma Agrária, aproximar os assentados dos consumidores da cidade, para divulgar a produção de alimentos e da realidade social, cultural e organizativa dos assentamentos, a luta por justiça social, o esforço para produzir alimentos saudáveis e agroecológicos.


O evento é uma realização do MST em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Apoio do Sindicato Unificado dos Petroleiros (SINDIPRETO), da COOPSCAMP, da COOPATERRA e da COOPERAR.


Programação:


Segunda-feira (8/12)

7h – Abertura da Feira

10h – Formação: Conjuntura, luta e conquistas no Rio de Janeiro

11h as 12:30h – Geraldo Junior

12:30h as 14h – Us Neguin Q Ñ C Kala

15:00 – Formação: Oficina Saúde Pela Terra

16:30h – Ato Político e Mística de Abertura da VI Feira

18h as 20h – Bloco da Apafunk


Terça-feira (9/12)

9:30h – Oficina: Mulheres e Agroecologia, a arte da boneca Abayomi

11h as 12:30h – Maracutaia

12:30h as 14:00h – Mano Teko e Mc Pingo

15:00 – Oficina: Agricultura Urbana


Quarta-feira (10/12)

11h as 12:30h – Apresentação Cultural

14h – Encerramento


Serviço:

Evento: 6° Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes.

Dias: De 8 a 10 de dezembro.

Hora: Entre 8h e 18h.

Local: Largo da Carioca.