Do Fora do Eixo


Início dos anos 2000. Cuiabá. Capital do Mato Grosso. Um grupo de estudantes universitários se reúne e resolve fundar um espaço destinado à produção cultural e ao ativismo político.


Nasce o Espaço Cubo, que iria virar de pernas pro ar a cena local de música jovem cuiabana ao criar um novo sistema solidário de financiamento cultural, baseado em uma moeda social, o Cubo Card.


Em meados dos anos 2000, o grupo de pioneiros cuiabanos se associa com outros ativistas, produtores e artistas de Londrina, Rio Branco e Uberlândia e funda a rede Fora do Eixo, que em pouco mais de sete anos se torna uma das forças mais instigantes do cenário político-cultural brasileiro.


Dessa história, surge o livro "Novos Bábaros: A Aventura Política do Fora do Eixo" A "aventura" no título do livro se refere ao bando de jovens oriundos de cidades fora do eixo hegemônico da cultura nacional que construíram um movimento político organizado em todos os estados do país e com atividades também na América Latina e na África.


Escrito pelo jornalista, escritor e pensador da cultura contemporânea Rodrigo Savazoni, o livro é resultado de uma investigação acadêmica desenvolvida na Universidade Federal do ABC.


A pesquisa busca compreender a formação e os principais aspectos do funcionamento da rede Fora do Eixo. A edição é da Aeroplano Editora, e inaugura a Coleção Novas Tramas, que tem a curadoria de Heloísa Buarque de Holanda, uma pesquisadora sempre de olho nos novos atores da cultura brasileira.


Lançamento do Livro 'Novos Bábaros: A Aventura Política do Fora do Eixo'

São Paulo • 2/12
Praça Roosevelt às 18h
Confirme presença

Rio de Janeiro • 3/12
Blooks Botafogo (Praia de Botafogo, 316) às 19h

Santos • 19/12
Realejo Livros (Rua Marechal Deodoro nº 2 Gonzaga) às 18h