Da Página do MST


Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), no município de Marília (SP), sedia a Jornada de Estudos Agrários: Territórios e Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo.


A atividade, fruto da parceria entre o MST, o Centro de Pesquisas e Estudos Agrários e Ambientais (CPEA) e a Unesp, pretende discutir os problemas relativos à questão agrária no Brasil, com destaque para os desafios dos movimentos sociais diante da reestruturação do capitalismo internacional e seus impactos na economia brasileira. 


Como explica os organizadores, ao eleger os territórios e os movimentos sociais como temática e problemática central do evento, será debatido as contradições relacionadas às mudanças estruturais no capitalismo global frente à agricultura brasileira, os conflitos com origem na apropriação dos bens comuns no Brasil e o papel dos movimentos sociais nesse processo.


Para permear esses debates, serão realizadas conferências com espaço para debates; grupos de trabalho para apresentação de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação; apresentação de filme com debate; atividade cultural e política; além de uma noite cultural.


Para saber mais, clique aqui