semterrinhasp.jpg

Por Maria Aparecida
Da Página do MST


A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP) se encheu de gritos, risadas e muita festa com a presença de cerca de 150 crianças e 60 educadores, que participaram do 8° Encontro Regional dos Sem Terrinha, no último sábado (18).


Sob a coordenação das regionais do MST de Campinas, Grande São Paulo e Vale do Paraíba, a Caça ao Tesouro e várias oficinas preencheram o dia. A surpresa encontrada pelos Sem Terrinha foi uma caixa térmica cheia de pirulitos de chocolate. 

 

semterrinhaspII.jpg

Depois do almoço as crianças se dividiram entre as oficinas de cartaz, pipas, piadas, stencil, balangandã, danças brasileiras, contação de histórias, teatro, batucada, xadrez e a novidade: oficina de bomba de sementes.


Para Janaína Ribeiro, militante do MST, o acontecimento do encontro na ENFF é muito significativo. “É a primeira atividade massiva de crianças que a Escola recebe. É muito importante acontecer agora, com a mística dos dez anos de comemoração do aniversário da ENFF, em janeiro do ano que vem”, comenta.


O lançamento do CD Plantando Ciranda 3 e a comemoração dos 30 anos do MST também fizeram parte da programação do sábado. 


Para terminar, parceiros do MST fizeram duas apresentações com as crianças, uma de palhaços e a outra de danças populares. Ambas com a participação massiva dos Sem Terrinha. O bolo e o parabéns aos 30 anos do MST finalizaram a atividade.