Por Comunicação MST Sergipe
Da Página do MST


Natural de Santa Catarina, filho de pequenos agricultores, João Daniel (PT) nasceu em 1967. Aos 17 anos, iniciou sua trajetória de luta atuando pela Pastoral da Juventude, e há cerca de 20 anos chegou em Sergipe com a tarefa de ajudar na fundação do MST no estado. 


Vivenciou despejos violentos, ameaças e até tortura, mas isso não o desanimou de seu objetivo. Manteve-se sempre à frente das ocupações de terra no estado, organizando os trabalhadores e trabalhadoras rurais.


Ao eleger-se deputado estadual em 2010, esteve à frente em defesa da luta dos trabalhadores da construção civil por melhores condições de trabalho, da luta pela melhoria do ensino, bem como a implantação do campus da universidade no sertão do estado.


Na defesa da renegociação e anistia da dívida de pequenos agricultores e assentados, aprovou a implantação da lei estadual 7.270, que trata da implantação de sistemas de produção agroecológicos pelos agricultores familiares em Sergipe, entre muitas outras conquistas para o povo.


Segundo a direção estadual do MST em Sergipe, o engajamento e participação da militância, o apoio de políticos e o voto de confiança do povo na atual eleição confirmam João Daniel como a alternativa de luta para a política brasileira. Um Sem Terra que lutará contra o agronegócio e o latifúndio no Brasil.


Os Sem Terra apostam que João Daniel continuará dia a dia lutando na câmara federal por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.