Da Página do MST


Cerca de 200 jovens e mais 100 famílias ocuparam a Fazenda Eldorado, um latifúndio improdutivo de 718 hectares que pertence a Heitor Soares Coelho, no distrito do Pontal, em Governador Valadares (MG).


A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (26) e marca o encerramento do 2° Encontro Estadual da Juventude Sem Terra de Minas Gerais, que teve início no último dia 23 de agosto, data em que o assentamento Oziel Alves (onde foi realizado o encontro) comemorou 20 anos.


Após dias de estudo e debates sobre a Reforma Agrária Popular e os desafios da juventude para o próximo período, os jovens afirmaram que a ocupação serve como um recado para o latifúndio e ao agronegócio. 


“Os filhos de lutas passadas e os novos acampados não se calarão diante da injustiça, e seguirão ocupando terras enquanto houver cercas da desigualdade pelo Brasil”, afirmaram a juventude Sem Terra.


Oziel Alves


No dia 26 de agosto de 1994, dezenas de famílias eram despejadas da antiga Fazenda Ministério. Atualmente estas terras se tornaram o Assentamento Oziel Alves, onde moram 47 famílias que contam com o Centro de Formação Francisca Veras.