Da Página do MST

A partir dessa quarta-feira (04/06), às 10h, até sábado (07/06), a Escola Milton Santos (EMS), em Maringá, região noroeste do Paraná, receberá os participantes da 13ª Jornada de Agroecologia.

O evento, realizado por mais de dez organizações e movimentos sociais do campo e da cidade que compõem a Via Campesina, reunirá aproximadamente 2500 camponeses e camponesas, professores, pesquisadores e estudantes para debater a Agroecologia.

Com o objetivo de consolidar um Projeto Popular e Soberano para a Agricultura, criando também um espaço para mobilização, estudo e troca de experiências, a Jornada terá esse ano duas grandes conferências, uma marcha, 45 oficinas, seis seminários, feira da Reforma Agrária, noite de integração e cultura camponesa, partilha das sementes, ato político, e também o lançamento do documentário “O Veneno está na mesa II”, do diretor Sílvio Tendler.

O documentário será apresentado na tarde de quarta-feira (04/06), às 16h30, e contará com a participação de Alfredo Benatto, representante da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA- PR).

Os participantes também poderão visitar exposições fotográficas no “Túnel do Tempo: 30 anos de Luta”, em que a arte será trabalhada enquanto um instrumento de luta e resistência dos povos, e também a Feira da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar e Camponesa.

Pessoas de todas as regiões do estado, além do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, representantes do México, França, Colômbia, Argentina, Paraguai e Bolívia participam da jornada.

Seminário

Na tarde da sexta-feira (06/06), a partir das 14h, ocorre o seminário “Os desafios da Agricultura Camponesa Agroecológica”. A atividade acontece no anfiteatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e estará aberta ao público acadêmico e participante da Jornada de Agroecologia.

Na mesa estarão presentes Peter Rosset, estudioso, PHD em Desenvolvimento Rural Sustentável e José Maria Tardin, ambos integrantes da Via Campesina.

A programação completa da Jornada pode ser vista aqui.