Por Hildebrando Silva de Andrade
Da Página do MST


Na tarde desta quarta-feira (21), a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP), deu início ao encontro de formação dos educadores e educadoras de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de São Paulo. 


A atividade conta com a participação de 30 pessoas do setor de educação do MST de todo o estado. O objetivo é discutir e dar início ao Projeto Movimento de Educação de Base (MEB).


Em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), o projeto tem o propósito de trabalhar com acampados e assentados que ainda não concluíram a alfabetização e o ensino fundamental. 


As atividades do MEB pretendem atender 480 educandos em 10 regiões do estado onde o MST está organizado. Como colocado pelos participantes, outro objetivo é fortalecer o vínculo com a educação do campo e na formação de jovens e adultos, além de avançar no processo de erradicação do analfabetismo nos acampamentos e assentamentos.


O encontro vai até este domingo (25) com diversas temáticas que contribuam na formação política dos participantes, dando condições para que os educadores e educadoras possam ser os multiplicadores dos conhecimentos freirianos.