Conhecido em todo o Brasil, Marcos Winter é um ator que faz da arte uma forma de expressar sua indignação diante das injustiças sociais. Atualmente vive o personagem Narciso Tellerman na novela Duas Caras exibida às 20 horas. Winter, que é um antigo amigo e apoiador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recentemente deu declaração em apoio a Campanha de Solidareidade às Bibliotecas do MST, que pretende arrecadar 150 mil exemplares até dezembro.

“Os livros, tentando fazer uma junção com o que a gente tem de mais moderno, são janelas para vida. E eu acho que eles nunca deixarão de existir, por mais que a modernidade nos assole. Os livros serão sempre janelas para a vida, para pessoas de todas as classes sociais de todas as culturas, de todas as raças. O homem, através dos livros, pode atingir o mundo”, afirmou Winter.

Essa não é a primeira vez que Winter apóia campanhas do MST. Ele foi presença importante em outras realizações do Movimento. Participou da Marcha Nacional pela Reforma Agrária em 2005, durante um ato político em frente ao Congresso Nacional em Brasília. Também marcou presença na Campanha Nacional pela Anulação da Privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) em 2006, na companhia de outros atores.

Winter afirmou ser um prazer colaborar em uma campanha como essa que ele classificou como “ousada revolução” já que parte pelo acesso à leitura e à educação. “A iniciativa do MST tem todo o meu apoio e, acredito, apoio das pessoas de bom senso. Aguardando que as reformas estruturais de base que o Brasil precisa aconteçam.” Clique aqui e ouça a declaração.

Além de ator Marcos Winter também atua na ONG Movimento Humanos Direitos, da qual é um dos fundadores. A ONG luta, entre outras coisas, pela aprovação na Câmara de uma proposta de emenda constitucional (PEC 438), que estabelece a desapropriação sem indenização de propriedade rural que tenha trabalhadores escravos. A ONG Humanos Direitos também tem como meta a erradicação do trabalho escravo; a erradicação da exploração sexual infantil; a demarcação das terras indígenas e das áreas dos quilombolas e realiza ações socio-ambientais.

Filho de um funcionário de uma firma de engenharia e de uma dona de casa, Winter nasceu em 31 de agosto de 1966. Começou a trabalhar como metalúrgico. Com muito esforço, conseguiu pagar a faculdade de Artes Cênicas e se tornou ator. Hoje soma mais de 20 personagens no teatro e na tevê.

Entre os trabalhos de peso na televisão estão o personagem Duda da refilmagem de – Neto da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), Eduardo Coragem (1995), 1993 Agosto - Cláudio Aguiar da minissérie Agosto (1993), Jove (Joventino neto) em Pantanal (1990), Osmar em Tieta (1989), entre muitos outros.

Com informações do Portal Terra

............................................................................. Veja quem já declarou apoio a nossa Campanha

Contatos da Campanha de Doação de Livros