Na próxima terça-feira, dia 20, acontece a 30ª Romaria da Terra, que terá como tema "Preservar terra e água: garantia de vida”. A idéia é fazer com que as pessoas assumam novas práticas de vida que consolidem a preservação do meio ambiente e a defesa da vida. O plantio de eucalipto será um dos temas principais a serem debatidos durante a Romaria.

Atualmente o plantio de eucaliptos que vendo fonte de muitos questionamento e conflitos no Sul. Cresce a concentrando da terra e de riqueza, a destruição do bioma Pampa e dos recursos naturais, principalmente a água em regiões com forte presença de empresas nacionais e transnacionais da celulose.

A Romaria será um espaço de denúncia do atual modelo econômico de agricultura e de desenvolvimento baseado no monocultivos, homogeneização genética e uso intenso de agrotóxicos que está destruindo biomas e afetando a biodiversidade.

Com a Romaria a CPT também pretende estimular os trabalhadores rurais a não usarem venenos e agrotóxicos durante o plantio, fomentando a produção de produtos saudáveis; a reciclar o lixo, as pilhas e as baterias; a cuidar das fontes e nascentes; a construir cisternas e recuperar a mata ciliar, entre outras recomendações que visam a proteção do meio ambiente.

A programação prevê a acolhida dos romeiros e romeiras a partir das 7h; abertura oficial às 8h15, com a presença de Dom Ângelo Domingos Salvador, bispo de Uruguaiana; início da caminhada às 9h, com apresentação de cenários vivos retratando o tema; pregação e Eucaristia às 11 horas; seguidas de almoço partilhado e momento cultural com manifestação de representantes de entidades e dos índios guaranis, trovas e show com os cantares Antonio Gringo e Roberto Malvezzi. Às 16h, anúncio do local da próxima Romaria da Terra e bênção de envio.

A 30ª Romaria acontece na comunidade de Pinheiro Bonito, no município de São Francisco de Assis. Além da CPT, participam da organização a Diocese de Uruguaiana e CNBB Sul 3. Mais de 20 mil romeiros e romeiras estão sendo esperados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) para participar da caminhada.